domingo, abril 27, 2008


“Diga apenas o que sente. A Palavra é a mais poderosa ferramenta que temos como seres humanos.” – Don Miguel Ruiz (The Four Agreements™)

Uma Citação, uma Fábula

Uma das citações mais populares de Mahatma Gandhi é “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.”
Partilho a história que se acredita verdadeira - embora não confirmada – que terá estado na origem desta citação.
Durante a década de 1930, um jovem rapaz tinha-se tornado obcecado com a ingestão de açúcar. A sua mãe tentou por todos os meios dissuadi-lo do vício mas não conseguiu. Ao constatar que o seu filho único, o seu “bem” mais precioso, começava a colocar a sua vida em risco, e ao saber da admiração e respeito que este tinha por Gandhi – já muito venerado em todo o país - decidiu levá-lo à presença do Mahatma (Grande Alma) na esperança que as suas palavras pudessem convencer o filho a parar de ingerir açúcar.

Viajaram durante um dia de comboio e esperaram na Gandhi's Ashram (Ermida) outro dia para falar com Gandhi. Ao chegar à sua presença a mãe desesperada pediu “Mahatma, peço-lhe que convença o meu filho a não comer mais açúcar, ele está a ‘envenenar’ o seu corpo ao ponto de a sua vida começar a ficar em risco!” Gandhi deliberou por breves minutos e respondeu "Por favor volte daqui a um mês. Nessa altura falarei com o seu filho." A mãe desesperada ao ouvir estas palavras implorou “Mas Mahatma, por favor, eu viajei um dia de comboio e aguardei outro dia para poder estar aqui…” Gandhi interrompeu dizendo seriamente: “Entendo, mas terá que voltar daqui a um mês. Só nessa altura falarei com o seu filho.”

Mãe e filho levaram mais um dia para regressar de comboio à sua aldeia. Embora não tendo desistido de comer açúcar, o facto de ter estado na presença de Mahatma e, a curiosidade em voltar a visitá-lo para escutar as suas palavras, fizeram com que ele reduzisse a sua ingestão. Passado um mês voltaram de novo a viajar um dia de comboio e aguardar por mais um dia para estarem na presença de Gandhi. Ao chegarem perto dele a mãe voltou a dirigir-se-lhe “Mahatma, conforme nos pediste estamos de volta…” Gandhi respondeu “Sim, recordo-me de si e do problema do seu filho com o açúcar” e dirigindo-se a este gritou-lhe "Vais deixar de comer açúcar, JÁ!" O rapaz assustado admitiu, "Perdoe-me bapu (Pai), vou seguir de imediato o seu conselho."

A mãe perplexa perguntou, "Bapu, poderia ter solicitado ao meu filho que deixasse de comer açúcar, há um mês atrás quando o visitámos…. Porquê nos pediu para voltarmos um mês depois?" Gandhi respondeu, "Ben (Irmã), há um mês, também eu ainda comia açúcar… Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo."

Apenas devemos exigir de alguém o que exigimos primeiro de nós próprios. Só ao sermos coerentes com os nossos valores poderemos de forma positiva deixar a nossa “marca”. Lembre-se disso ao influenciar da próxima vez…

domingo, abril 20, 2008

“O difícil leva tempo, O impossível apenas demora um pouco mais" – Art Berg

Tenha sempre uma atitude de Vencedor

Problemas sempre existirão, seja na empresa, seja na nossa vida pessoal. Mas para certas pessoas as dificuldades transformam - se em barreiras que podem levar ao fracasso. Há uma história que diz que certa vez três leões de uma floresta se reuniram para decidir qual deles seria o rei dos reis. Resolveram que o leão que chegasse primeiro ao topo de uma montanha seria o rei. O desafio foi aceite. O primeiro tentou. Não conseguiu, foi derrotado. O segundo tentou. Não conseguiu, foi derrotado. O terceiro tentou e também não conseguiu.

Os animais ficaram então sem saber o que fazer, pois os três tinham sido derrotados. Nesse momento, uma águia sábia apareceu e contou que tinha ouvido o que cada um deles tinha dito á montanha. A águia contou que o primeiro leão tinha dito "Montanha, tu venceste!", que o segundo leão também tinha dito a mesma coisa, mas que o terceiro leão dissera:

"Montanha, venceste-me, mas só por enquanto! TU montanha, já atingiste o teu tamanho final, enquanto eu ainda estou a crescer".

- A diferença - completou a águia - é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e aquele que age assim mostra–se maior do que seu problema. Está, portanto, preparado para ser um líder.

A Montanha das Dificuldades tem tamanho fixo, limitado, mas você não! Você ainda não atingiu limite do seu potencial. Pense nisso ao lidar com problemas na empresa ou na vida pessoal.
Adaptado do Livro “O que Podemos Aprender com os Gansos”, Alexandre Rangel

domingo, abril 13, 2008

“Os fracos nunca podem perdoar. O Perdão é atributo dos fortes" – Mahatma Gandhi

Construa um Ambiente Harmonioso com Tolerância e Perdão

Um empresário com grande poder de decisão gritou com um director da sua empresa, porque naquele momento estava a sentir muita raiva.

O director, ao chegar a casa e ao ver um bom e farto almoço à mesa, gritou com sua mulher, acusando-a de gastar demais.

A mulher gritou com a empregada, que, assustada, quebrou um prato ao tropeçar no cão da casa. A empregada pontapeou o cão por este a ter feito tropeçar.

O cão saiu a correr e mordeu uma senhora que ia a passar pela rua, porque ela atrapalhou a sua saída pelo portão.

Essa senhora foi à farmácia para tomar uma vacina e fazer um penso, e gritou com o farmacêutico porque a vacina lhe doeu ao ser aplicada.

O farmacêutico, ao chegar a casa, gritou com sua mãe porque o jantar não estava do seu agrado.

A mãe, tolerante, um manancial de amor e perdão, afagou os cabelos do filho e beijou-o na testa, e disse dizendo:

- Meu Querido Filho, prometo que amanhã faço a tua sobremesa favorita. Trabalhas muito, estás cansado e precisas de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da tua cama, e pôr outros limpinhos e a cheirar bem para que durmas tranquilamente e em paz. Amanhã vais-te sentir melhor.

E ao retirar-se, abençoou-o, deixando o filho sozinho com seus pensamentos.

Naquele momento, o círculo do ódio se rompeu, porque ele esbarrou na TOLERÂNCIA, no PERDÃO e no AMOR.

Se momentânea ou permanentemente nos encontramos num círculo de intolerância, raiva, rancor ou ódio, ou se por ventura nos colocaram ali, devemos SEMPRE nos lembrar de que apenas e só com TOLERÂNCIA, PERDÃO e AMOR o podemos quebrar!

Adaptado do Livro “O que Podemos Aprender com os Gansos”, Alexandre Rangel

terça-feira, abril 01, 2008

Livro do Mês:
Os Quatro Acordos

Don Miguel Ruiz
Editora Pergaminho

Desenvolvimento Pessoal

Este guia baseia-se na antiga sabedoria dos índios Toltecas e oferece ao leitor um poderoso código de conduta para transformar as nossas vidas numa experiência de liberdade, amor e alegria autêntica. Don Miguel Ruiz elucida-nos sobre as energias que estão na base das crenças que nos limitam e criam sofrimento desnecessário e explica, de forma simples mas profunda, como podemos agir para impedir que este sofrimento se propague. São princípios e conselhos que servem para transformar a forma como agimos, caminhando para uma maior honestidade com os outros, mas sobretudo connosco mesmos, admitindo, aceitando e modificando os nossos defeitos e as nossas limitações. Trata-se, no fundo, de um guia de conduta para o leitor poder conquistar a mestria do seu espírito e assim possuir e partilhar a paz e a felicidade.