domingo, maio 25, 2008

"Por que esperar para ver onde a vida o leva? Porque não ver onde pode levar a vida?" - C. Chen

Projectos da VIDA

Era uma vez um pequeno rio de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.

Num certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar.

Olhou, então, para Deus e protestou:

"Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e me obrigas a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?"

Deus respondeu:

"Isso depende da maneira de encarares o pântano. Se ficares com medo, vais diminuir o ritmo do teu curso, darás voltas e, inevitavelmente, acabarás misturando as tuas águas com as do pântano, o que te tornará igual a ele. Mas, se o enfrentares com velocidade, com força, com decisão, as tuas águas se espalharão sobre ele, a humidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direcção ao oceano. Aí te transformarás em mar".

Assim é a VIDA.

Por vezes “gatinhamos” nas mudanças. Quando ficamos assustadas, paralisamos, tornamo-nos tensos e perdemos a fluidez e força.

É preciso entrarmos com garra nos PROJECTOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR.

Se passarmos a vida toda a evitar o sofrimento, acabamos também por evitar o prazer que a vida nos oferece. Há milhares de tesouros escondidos em lugares onde é preciso ir para os descobrir. Há tesouros guardados numa praia deserta, numa noite estrelada, numa viagem inesperada, num salto de paraquedismo...

O importante é ir ao encontro deles, ainda que isso exija uma boa dose de coragem e risco.

Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o.

Arrisque, ouse, avance na VIDA.

A VIDA é uma aventura gratificante para quem tem a coragem de arriscar.

domingo, maio 18, 2008

"Quando mudar a forma de olhar para as coisas, as coisas para onde olha mudam." - Dr. Wayne W. Dyer

A Águia Dourada

Um homem encontrou um ovo de águia e colocou-o debaixo de uma galinha que chocava seus ovos no seu quintal.

Após algum tempo nasceu uma pequena águia com os pintos e com eles foi crescendo normalmente.

Durante todo o tempo a águia fazia o mesmo que faziam os pintinhos, convencida de que era igual a eles.

Raspava, procurava insectos no solo e piava como fazem os pintos, e como eles, também batia as asas conseguindo voar um metro ou dois porque, afinal de contas, é só isso que um frango pode voar, não é verdade?

Passaram os anos e a águia ficou velha...

Certo dia, ela viu, cruzar o espaço, num céu azul, uma ave majestosa, planando, no infinito, graciosa, levada, docemente, pelo vento sem nem sequer bater as suas asas douradas.

A águia do chão olhou-a com respeito e logo, perguntou ao seu amigo:

"Que tipo de ave é aquela que voa lá no alto?”

"É uma águia! É rainha", diz-lhe o amigo, mas é bom não olhar muito para ela pois nós somos de raça diferente, simples frangos do chão e nada mais.

Daí por diante, então, a pobre da águia nunca mais pensou nisso, até morrer convencida de ser uma simples galinha.

Muitas vezes somos condicionados pelo ambiente e por aqueles que mais nos amam e que mais amamos.

Com o medo de sermos diferentes e, de não sermos aceites, vamo-nos sabotando perdendo as oportunidades “douradas” que a VIDA nos oferece, e com isso a nossa FELICIDADE.

Olhe à sua volta e identifique os “frangos” que o rodeiam. Esta semana liberte o seu potencial, abra as suas asas douradas e VOE!!!

domingo, maio 11, 2008


“Somos o que somos por aquilo em que acreditamos.“ - Oprah Winfrey
A sua Paz interior depende exclusivamente de si

Conta a lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido pela sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência.

O velho mestre aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Atirou-lhe pedras, cuspiu e gritou-lhe todos os tipos de insultos. Durante horas, fez de tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível.

No final da tarde, já exausto e humilhado, o homem deu-se por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos quiseram saber como o mestre havia conseguido suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou:

- Se alguém lhe quiser oferecer um presente e você não o aceitar, a quem pertence o presente?

- A quem o tentou oferecer - respondeu um dos discípulos.

- Exactamente! O mesmo com a inveja, a raiva e os insultos. Quando eles não são aceites, continuam a pertencer a quem os trazia consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de si. As pessoas não podem tirar-lhe a calma. Só se o permitir...

As relações pessoais e profissionais tornam-se muitas vezes tensas, e inevitavelmente os nervos ficam à flor da pele, fazendo com que as pessoas percam o controlo. Nestes momentos, a paciência, a calma e a tolerância são de extrema importância para minimizar os chamados “efeitos secundários”. Não deixe que os outros controlem as suas emoções, lembre-se que cabe APENAS a si controlá-las. ACREDITE NISSO !!!

domingo, maio 04, 2008

“A forma como comunicamos com outros e com nós mesmos, em última análise, determina a qualidade da nossa vida.” - Anthony Robbins

A Última Corda

ERA UMA VEZ um grande violinista chamado PAGANINI. Alguns diziam que era muito estranho, outros que era sobrenatural.

Numa certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores estava preparado para recebê-lo.

A orquestra entrou e foi aplaudida, o maestro foi ovacionado, mas quando a figura de Paganini surgiu, triunfante, o público delirou.

Paganini coloca o violino no ombro e o que se assiste a seguir é indescritível; Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e semicolcheias parecem ter asas e voar com o toque daqueles dedos encantados.

DE REPENTE, um som estranho interrompe o devaneio da platéia; Parte-se uma das cordas do violino de Paganini … O maestro pára, a orquestra pára, o público pára, mas Paganini NÃO!

Continuou a olhar para a sua partitura e a tirar sons deliciosos de um violino com problemas. O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar. Ainda o público estava a recuperar quando, DE REPENTE, um outro som pertubador desperta a atenção dos assistentes… Parte-se uma outra corda do violino de Paganini. O maestro pára e a orquestra páram mais uma vez, Paganini NÃO!

Como se nada tivesse acontecido, ele esquece as dificuldades e avança tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra, impressionados voltam a tocar. Mas o público não imaginava o que aconteceria a seguir. Todas as pessoas, pasmadas, gritaram “OOOHHH!!!” que ecoou pela abobadilha daquele auditório, parte-se a terceira corda do violino de Paganini… O maestro e a orquestra páram. A respiração do público pára. Mas Paganini NÃO!

Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrava naquele violino destruído. Nenhuma nota foi esquecida. O maestro empolgado anima-se, a orquestra motiva-se e o público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio.

Paganini atinge a glória e, o seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial, é o símbolo do profissional que continua diante do impossível.

Independentemente dos problemas, pessoais, conjugais, ou familiares, que afectem a sua auto-estima ou o seu desempenho profissional, nem tudo está perdido. A VIDA vai sempre lhe deixar uma última corda e, é nela que irá exercer o seu maior talento: o talento da Persistência!

Todos temos um “Paganini” dentro de nós pronto para avançar e vencer. Vitória é a arte de continuarmos, onde os outros resolvem parar.

Mas, se por acaso, se estiver a sentir no limite das suas forças, esta é a sua oportunidade de tocar na melhor corda do universo: altere o seu diálogo e ACREDITE EM SI !!!

quinta-feira, maio 01, 2008

Livro do Mês:


O Segredo
Rhonda Byrne
Lua de Papel

Espiritualidades


O Segredo é neste momento – e de longe – o livro de não ficção mais vendido em todo o mundo. Só nos Estados Unidos vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares e ocupa o primeiro lugar dos principais tops de vendas, onde o respectivo audiobook também figura em destaque.

A autora, Rhonda Byrne, descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conheciam um Grande Segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele (como, por exemplo, o autor de Conversas com Deus ou o autor de Os Homens São de Marte as Mulheres São de Vénus). Falou com elas, entrevistou-as, e através do testemunho delas vai explicando no livro a “lei da atracção”: nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso.

Na origem do livro está um documentário feito para a televisão australiana que se tornou num sucesso global – é, presentemente, o DVD mais vendido em todo mundo, e mesmo em Portugal há sessões regulares de exibição e documentário. Ou seja, um fenómeno de culto.

Nos últimos meses O Segredo tem ocupado o primeiro lugar no top de livros da Amazon americana (entre os títulos de não ficção), enquanto o audiobook figura sempre entre os dez primeiros lugares.

O Segredo está no primeiro lugar do top da Publishers Weekly na categoria de não ficção.

O Segredo está nos primeiros lugares dos tops do New York Times, USA TODAY