domingo, julho 27, 2008


"Um Guerreiro não desiste daquilo que ama. Ele descobre amor naquilo que faz." – Socrates (Peaceful Warrior™)

Mude a ESTRATÉGIA

A história é muito antiga, mas não menos curiosa. Algumas tribos africanas utilizam um engenhoso método para capturar macacos. Como estes são muito espertos e passam o tempo a saltar nos ramos mais altos das árvores, os nativos desenvolveram o seguinte sistema:


1) Pegam numa cumbuca (“pote”) de boca estreita e colocam dentro uma banana.

2) Em seguida, a cumbuca é presa no tronco de uma árvore frequentada por macacos, afastam-se e esperam.

3) Após isso, um macaco curioso desce, olha para dentro da cumbuca e vê a banana.

4) Enfia a mão e apanha a fruta, mas como a boca do recipiente é muito estreita, ele não consegue retirar a banana.

Surge um dilema: se largar a banana, a mão sai e ele pode ir-se embora livremente, caso contrário, continua preso na armadilha. Após algum tempo, os nativos voltam e, tranquilamente, capturam os macacos que teimosamente se recusam a largar as bananas. O final é um pouco trágico, pois os macacos são capturados para servirem de alimento…

Parece inacreditável o grau de “estupidez” dos macacos, não é? Afinal, bastava apenas largar a banana e assim ficar livre do destino de ir para a “panela”. Fácil demais... O detalhe deve estar na importância exagerada que o macaco atribui à banana. Ela já está ali, na sua mão... parece ser uma insanidade largá-la.

Muitas vezes nós humanos fazemos exactamente o mesmo que estes macacos. Quem nunca conheceu alguém que está totalmente insatisfeito com o emprego, mas insiste em permanecer mesmo sabendo que pode estar a criar uma depressão? Ou alguém que trabalha e não está satisfeito com o que faz, e ainda assim o faz apenas pelo dinheiro? Ou casais com relacionamentos completamente deteriorados que permanecem juntos a sofrer, sem amor e compreensão? Ou pessoas infelizes por causa de decisões antigas, adiam um novo caminho que poderia trazer de volta a alegria de viver?

A vida é preciosa demais para ser trocada por uma banana - que, apesar de estar na nossa mão, pode-nos levar directamente para a “panela”.


Por isso:

É hora de mudar e pensar de uma maneira diferente. Se não está a obter o que quer, mude a estratégia...

domingo, julho 20, 2008


"As verdadeiras batalhas estão no interior" – ‘Socrates’ (Peaceful Warrior™)

Lições da Natureza: OBSTÁCULOS

Se um falcão estiver rodeado por uma cerca com um metro quadrado e totalmente aberta por cima, a ave, apesar da sua incrível habilidade de voar, será para sempre prisioneira. A razão é que um falcão começa sempre o vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem chega a tentar voar, irá permanecer prisioneiro para o resto da sua vida nessa “cadeia” sem tecto.

O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado num piso completamente plano, tudo que consegue fazer é andar de forma confusa e dolorosa, à procura alguma ligeira elevação de onde se possa lançar.

Um zangão, se cair num pote de vidro aberto, ali permanece até morrer ou ser salvo. O insecto não consegue ver a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair através dos lados mais próximos do fundo. Irá procurar uma maneira onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tanto se atirar contra as paredes do recipiente.

Há pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo ali “acima".

A atitude mental é o verdadeiro obstáculo. Cabe-lhe determinar se vai ser um escravo de uma atitude negativa ou o Comandante de uma forma positiva. A sua atitude, é o seu Comandante em VIDA, quando controlar a sua atitude para com determinados acontecimentos, controla a eventual implicação de tais acontecimentos na sua VIDA.


domingo, julho 13, 2008


"Os desafios são o que tornam a vida interessante; superá-los é o que faz a vida ter significado." - Joshua J. Marine

Movendo Montanhas

Existiam nos Andes duas tribos em guerra. Uma vivia na parte baixa; a outra, na parte alta das montanhas.


Um dia, a parte baixa foi invadida pelos povos do alto, que, para além de saquearem os inimigos, raptaram um bebé e levaram-no para as montanhas.

Os povos da parte baixa não conheciam os caminhos usados pelos povos da montanha. Não sabiam como chegar ao alto, como chegar aos inimigos ou seguir os seus passos pelos terrenos escarpados.

Mesmo assim, enviaram seus melhores guerreiros para subir a montanha e trazer a criança de volta.

Os homens tentaram diferentes métodos de escalada. Primeiro um caminho, depois outro. Após vários dias de esforços, não tinham conseguido subir nem quinhentos metros.

Sentindo-se impotentes e sem esperança, os homens da parte baixa consideraram a causa perdida e preparavam-se para voltar para a sua cidade.

Enquanto arrumavam o equipamento para a descida, viram a mãe do bebé a caminhar na sua direcção. Perceberam entretanto que ela estava a descer a montanha que eles não tinham conseguido subir!

E então descobriram que o bebé estava amarrado às costas da mulher. Como era possível?

Um dos homens saudou-a, dizendo: "Nós não tivemos êxito em subir a montanha. Como chegaste ao alto se nós, os homens mais fortes e capazes da cidade, não o conseguimos?

"Ela encolheu os ombros e respondeu: "Não era o vosso filho que estava lá…"

Os desafios têm como propósito tornar-nos mais fortes, não mais fracos. Se olharmos para além do desafio vislumbramos o OBJECTIVO. É a grandeza desse objectivo que nos deve guiar.

No entanto ao fazê-lo devemos aprender a desfrutar do caminho que nos separa de o alcançar, reconhecendo-lhe a importância de o percorrer.

Desafie-se! Comece HOJE a percorrer o caminho que o irá a levar a mover as suas Montanhas…

domingo, julho 06, 2008


"Sucesso é a capacidade de passar de um falhanço para outro sem perca de entusiasmo." - Winston Churchill

Morte na Empresa
Há certos momentos na nossa vida que procuramos todos e qualquer um para justificar os nossos insucessos. Esta metáfora traz em si a solução para começar a Viver, tirando o verdadeiro prazer da VIDA: a Liderança Individual.

A VIDA começa verdadeiramente quando decidimos assumir o seu controlo. Abdicando de criticar e maldizer o nosso destino. Só ao leme da VIDA, seremos donos do nosso rumo. É de nós que depende o nosso destino e os nossos resultados.

Certa vez uma empresa estava numa situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores desmotivados e os números há meses que não saíam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, a equipa apenas reclamava que as coisas andavam mal e que não havia perspectivas de progresso na empresa.

Achavam que alguém devia tomar a iniciativa de reverter aquele processo. Um dia, quando os colaboradores chegaram para trabalhar, encontraram na porta um cartaz enorme no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Está convidado para o velório que terá lugar na sala de reuniões ".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas passado algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estaria a bloquear o crescimento da empresa. A agitação na sala de reuniões era tão grande que foi necessário chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas se iam aproximando do caixão, a excitação aumentava:

"Quem será que estava a atrapalhar o meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu!"Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o falecido e engoliam em seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da sua alma, e saíam cabisbaixos. No fundo do caixão tinha sido colocado um espelho…

Só existe uma pessoa capaz de limitar o Seu crescimento: VOCÊ!

É muito fácil culpar os outros pelos seus problemas, mas já parou para pensar se poderia ter feito algo para mudar a situação? Você é o único responsável pela sua VIDA… O que está a fazer neste preciso momento com a sua VIDA?

terça-feira, julho 01, 2008

Filme do Mês:


o CAMINHO do GUERREIRO PACÍFICO (“PEACEFUL WARRIOR”) DVD
Victor Salva, Realizador
Prisvideo

Drama

Dan Millman parece ter a vida perfeita de um estudante universitário : um corpo perfeito de ginasta capaz de atrair todas as raparigas que ele quiser, boas notas, muito dinheiro no bolso e uma forte probabilidade de integrar a equipa olímpica. No entanto, Dan acorda todas as noites com terríveis pesadelos e estranhas visões que não consegue explicar nem esquecer com todas as colegas com quem dorme.
Uma dessas noites, Dan deixa sozinha na cama a mais recente conquista e sai para a rua a correr, no que pensa ser um percurso ao acaso. Passando pela vizinhança adormecida e desorientado pelo nevoeiro, Dan vai dar a uma estação de serviço, onde as luzes acesas iluminam um velho atrás do balcão. Mas Dan nunca viu ninguém como este homem : quando dá por ele, está a levitar no telhado da estação de serviço… Começa aqui uma viagem de descoberta para Dan Millman, guiado pelo homem a quem instintivamente chamou de Sócrates e que oferecerá ao jovem uma nova filosofia de vida…