terça-feira, outubro 28, 2008

"Conquistar qualquer dificuldade traz a quem o faz uma secreta alegria, pois isso significa deixar para trás uma linha de fronteira e adicionar uma de liberdade." - Henri Frederic Amiel


Determinação

Erik Weihenmayer subiu aos cumes mais altos de cada um dos sete continentes. A 5 de Setembro de 2002, o dia do seu sétimo pico, juntou-se a um grupo restrito (inferior a 100) de Alpinistas a alcançarem esse feito.

É incrível a sua força interior; é essa FORÇA que lhe permitiu resistir aos mais diversos e poderosos elementos da natureza; ventos ensurdecedores, tempestades avassaladoras de neve e gelo, e ainda a escassez de oxigénio. Erik, o super atleta, também corre maratonas, é um ciclista de longas distâncias, e voa em parapente. Uma última nota sobre o Erik: ele é cego.


Ao ser o primeiro homem cego a subir o Monte Everest, Erik desfez a percepção que o mundo tinha acerca dos invisuais. No entanto o seu objectivo nunca foi esse, e as palavras são suas: "eu não escalo montanhas para provar que as pessoas cegas podem escalar montanhas, eu escalo montanhas, porque AMO fazê-lo”.

Não é aquilo temos que faz a diferença, mas sim o que fazemos com o que nos foi dado. O espírito humano pode ser invencível. Nós temos a capacidade de nos empurrarmos muito para além das aparentemente rígidas leis da natureza. Ao abraçar a adversidade e ao não se deixar limitar pelas suas limitações físicas, este homem mostrou-nos que o nosso estado de espírito é tudo. São as nossas convicções que nos limitam ou que nos potenciam. Esta semana ultilize as suas convicções ilimitadoras e potencie os SEUS recursos…


Homem sábio é aquele que não se penaliza pelas coisas que não tem, mas que se regozija com aquelas que dispõe. - Epictetus

terça-feira, outubro 21, 2008

"a VIDA não é uma questão de esperar para que passe a tempestade, é uma questão de aprender a dançar à chuva!" - Autor Desconhecido


Enfrente a tempestade sem perder a capacidade de SORRIR

A Leonor fazia todos os dia a pé o percurso desde a sua casa até à escola, tanto de ida como de volta.

Certo dia, quando fazia o caminho de regresso a casa, desaba uma forte tempestade.

A mãe Vanessa ao saber que era a hora em que a filha deveria estar a sair da escola dirigiu-se para o local, pois imaginava que a pequena Leonor estaria apavorada com tantos raios e trovões.
Quando encontrou a filha ela já vinha a andar no meio da tempestade, a mãe reparou, para sua enorme surpresa, que, a cada relâmpago a criança olhava para cima e sorria.
Finalmente, quando a filha entrou no carro, a mãe, curiosa, comentou:

- Filha, parecia que não estavas com medo da chuva, pois reparei que estavas a sorrir a cada relâmpago.

- Claro, mãe - respondeu a menina - O céu não pára de me tirar fotografias!!! E quero que Deus me veja sempre a SORRIR...

As crianças conseguem sempre surpreender-nos pela sua simplicidade de análise e resolução expedita e prática dos mais variados obstáculos.
Empiricamente a Leonor aplicou os 3 Mandamentos da Liderança: 1. Ver as coisas como elas são, mas não pior do que são, 2. Vê-las melhor do que são, criar uma visão e 3. Tornar essa visão REAL.
Os acontecimentos exteriores que não controlamos provocam-nos medo, bloqueando-nos nas nossas convicções. Por não estarem “domesticadas” as crianças conseguem superar naturalmente as suas limitações. Esta semana seja Líder a testar as suas convicções e pense no que está a ganhar em manter “aquela” convicção…

terça-feira, outubro 14, 2008

"Uma pedra intransponível para o pessimista, é uma pedra de apoio para o optimista." - Eleanor Roosevelt


Crise & Oportunidade

Um homem vivia na beira de uma estrada e ganhava a vida a vender cachorros-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de visão, não podia ler jornais. Em compensação, vendia bons cachorros-quentes.

Certo dia colocou um cartaz na beira da estrada, a anunciar os seus fantásticos cachorros quentes, e para dar mais força ao seu marketing de venda sempre que alguém passava ele gritava: "Olha o cachorro-quente especial!!!"

Quem passava ia comprando e como de facto os cachorros eram muito bons, iam passando a palavra. Com isso, o homem aumentou as suas vendas, e com o aumento nas vendas aumentaram os seus pedidos de pão e salsicha. O negócio dos cachorros foi crescendo até que o homem acabou por construir um pequeno restaurante.

Um dia, ao telefonar para o filho que morava noutra cidade para lhe contar as novidades, este disse-lhe:
- "Pai, não tem ouvido a rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria e a situação internacional é perigosíssima!"

Diante disso, o pai pensou:
- "O meu filho estuda na universidade! Ouve rádio e lê jornais... portanto, deve saber o que está a dizer!"

Então, o homem preocupado com a crise reduziu os pedidos de pão e salsichas, retirou o cartaz da beira da estrada, e não apregoou mais os seus cachorros-quentes… As vendas caíram do dia para a noite!

Passado algum tempo volta a ligar ao filho e diz-lhe:
- "Meu Filho, tu tinhas razão, a crise é mesmo muito séria!"

Em chinês a palavra crise (“wei-chi”) é composta por dois caractéres: Perigo e Oportunidade. Da mesma forma as crises com que nos cruzamos na nossa vida trazem consigo um “perigo” e uma “oportunidade”. Se concentramos a nossa atenção, o nosso “focus” na direcção da oportunidade conduzimos as nossas forças, os nossos recursos nesse sentido. O mesmo acontece se nos focarmos no perigo…
Esta semana Invista alguns minutos da sua VIDA e avalie qual a direcção que está a tomar!

terça-feira, outubro 07, 2008

"É divertido fazer o impossivel." - Walt Disney

O Caracol

Quando lhe for dito que não consegue ou que não é capaz de fazer algo . . .







Lembre-se que NADA é impossível, quando desejado e executado com Paixão, Amor e Dedicação!

quarta-feira, outubro 01, 2008

Livro do Mês:



A Última Aula
Randy Pausch; Jeffrey Zaslow
Editorial Presença

Espiritualidades

Um testemunho inspirador, transformado em livro, da última aula do Professor Randy Pausch, vítima de cancro em fase terminal

Quando Randy Pausch, professor de Ciência Computacional na Carnegie Mellon University, apresentou a sua própria Última Aula, tinha 46 anos e um gravíssimo cancro do pâncreas. Por isso, não lhe foi necessário fazer um grande esforço para se imaginar na situação. Randy Pausch estava decidido a viver da melhor maneira o tempo que lhe restava e considerou que aquela oportunidade podia ser única para deixar aos filhos de tenra idade uma imagem positiva do homem que ele profundamente é. Então, em Setembro de 2007, apresentou a palestra que intitulou: «Conquistar os nossos sonhos de infância».

A Última Aula de Pausch transmite uma contagiante energia, inteligência e sentido de humor. Foi na realidade uma lição de Vida que está a ser, agora em livro, e permanecerá, uma fonte de inspiração para milhões de pessoas.

«A palestra de Pausch inspirou milhões a seguir o seu exemplo.» -
USA Today

«Com a clareza de espírito que talvez só uma pessoa que enfrenta a morte pode ter, o livro de Randy Pausch dá-nos a sua receita para uma vida feliz… A sua verdadeira sabedoria consiste em tentar aproveitar cada dia que lhe resta com a família, ao mesmo tempo que tenta prepará-los para uma vida sem ele.» -
New York Times

«Considero a palestra de Pausch mais útil do que qualquer um dos livros sobre liderança e motivação que vieram parar à minha secretária este ano.» - Financial Times