terça-feira, maio 26, 2009

new smile, new life 57 . Uma Razão, Uma Época ou Uma Vida

“Precisamos de encontrar a coragem para dizer não às coisas e às pessoas que não nos estão a servir se queremos nos redescobrir e viver as nossas VIDAS com autenticidade." Autor Desconhecido


As pessoas surgem na tua vida por uma razão, por uma época, ou para uma vida. Quando descobrires o lugar que cada uma ocupa, vais saber o que fazer com, e para cada pessoa.

Quando as pessoas estão na tua vida por uma RAZÃO. . .
É normalmente para ir de encontro a uma necessidade que manifestas-te. Vieram ajudar-te a ultrapassares uma dificuldade, fornecer-te orientação e apoio, ajudar-te fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente. Podem então até parecer uma graça divina, e de facto são! Estão lá pela razão que tu precisas que elas estejam.
Então, sem que tenha havido qualquer atitude ou gesto incorrecto da tua parte, ou alguma inconveniência em termos de tempo e espaço, essa pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar a relação a um fim.
Às vezes, elas morrem. Às vezes, pura e simplesmente afastam-se. Às vezes, agem, e forçam-te a tomar uma posição.
O que temos de perceber é que a nossa necessidade foi satisfeita, o nosso desejo cumprido, o trabalho delas está feito. O pedido que enviaste foi realizado. E agora é tempo de seguires em frente.

Quando as pessoas entram na tua vida para uma ÉPOCA. . .
É porque chegou a tua vez de partilhar, crescer ou aprender. Elas trazem-te uma experiência de paz, ou fazem-te rir. Podem ensinar-te algo que nunca fizeste. Geralmente dão-te uma inacreditável quantidade de alegria. Acredita! É real! Mas, só por uma época.

Relacionamentos para a VIDA ensinam-te lições de vida; coisas que deves basear-te no sentido de teres uma sólida fundação emocional. A tua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar em prática o que aprendeste a usar em todos os teus outros relacionamentos e em todas as áreas da tua vida. Diz-se que o amor é cego, mas amizade é clarividente.

Autor Desconhecido

Aceita e sente-te grato(a) pelas pessoas que passaram pela tua VIDA.

Aceita e sente-te grato(a) pelas pessoas que passaram por uma razão na tua VIDA, e que hoje és uma pessoa diferente e melhor por isso.
Aceita e sente-te grato(a) pelas pessoas que estiveram uma época na tua VIDA, pelos momentos de partilha, aprendizagem e crescimento que viveram juntos. Parte do que és hoje a isso se deve.
Aceita e sente-te grato(a) pelas pessoas, que ainda estão, e vão estar na tua VIDA, pelas lições que te ensinaram e também pelas que vais ensinar.

OBRIGADO por fazeres parte da minha VIDA, seja por uma RAZÃO, uma ÉPOCA ou uma VIDA...

Amor & Gratidão

terça-feira, maio 19, 2009

new smile, new life 56 . Papel rasgado ao vento

"É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão." Provérbio Chinês



Um homem de alguma idade tanto falou que o seu vizinho, um jovem, era ladrão que o pobre rapaz acabou por ser preso!
Passados alguns dias, descobriram que afinal era, e sempre tinha sido inocente. O rapaz foi então libertado, e processou o homem.
No tribunal, o velho homem diz ao juiz em sua defesa: “Os comentários não causam assim tanto mal.”
Ao que o juiz lhe respondeu: “Escreva então esses comentários num papel, rasgue-o aos bocados e solte-os ao vento a caminho de sua casa. Amanhã, regresse a esta sala para ouvir a sentença.”
O homem obedeceu e regressou no dia seguinte. Antes de ouvir a sentença, vai ter apanhar todos os bocados de papel que espalhou ontem", disse o juiz.
Responde o homem: “Não posso fazer isso! O vento espalhou-os, não sei onde estão!”
Responde o juiz: “Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, ao ponto de não se poder anular o mal causado.” my advice for a new life

o PODER do Feedback

A comunicação, a forma como a utilizamos e a mensagem que com ela transmitimos, quer a nós quer aos que nos rodeiam, tem um poder imensurável.

Esse poder pode ser utilizado para o bem ou para o mal. Para potenciar ou para destruir.

Não é o que nos acontece na VIDA que faz a diferença, é o que fazemos com o que nos acontece que faz TODA a diferença. O mesmo se aplica ao feedback e à forma como o utilizamos. Com ele podemos marcar alguém para sempre. A forma como o iremos marcar depende da nossa escolha (estar em causa) e não do motivo (estar em efeito).

Esta semana queres marcar alguém POSITIVA ou negativamente…?

Se a TUA escolha for pela POSITIVA coloca a ti estas questões:

Que resultado quero atingir com o meu feedback?
Como posso ajudar e ajudar-me a mim com o meu feedback?
Como posso utilizar ainda mais o meu feedback para fazer e ajudar a fazer diferente?

"São as nossas escolhas que mostram aquilo que realmente somos, muito mais do que nossas habilidades." J.K. Rowling

terça-feira, maio 12, 2009

"Diz-me ao que prestas atenção e eu digo-te quem és." José Ortega y Gasset



Um velho índio Cherokee com a sua sabedoria e, sentado à volta de uma fogueira, conversava com o seu neto sobre a VIDA.

"Tenho, sempre tive e irei ter sempre uma luta no meu interior", disse ele ao jovem índio.

"É uma luta terrível, e é entre dois lobos.

Um deles é mau - ele é raiva, inveja, tristeza, arrependimento, ganância, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentira, falso orgulho, superioridade e ego.

O outro é bom - ele é alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé."

"A mesma luta está acontecendo dentro de ti, e dentro de todas as outras pessoas, também."

O neto pensou por alguns instantes nas palavras sábias que acabava de ouvir e, de seguida, perguntou ao seu Avô: "Qual o lobo que vai ganhar?"

O velho índio Cherokee simplesmente respondeu:

"O que TU alimentares."


my advice for a new life


Estar em Causa


A qualidade da nossa VIDA é directamente proporcional à qualidade da nossa comunicação, acima de tudo e mais importante, à qualidade da comunicação connosco próprios.


É a qualidade das questões que nos colocamos que direcciona o nosso focus, e por consequência a nossa acção e os nossos resultados. Por exemplo é distinto perguntarmo-nos: “Porque raio me acontece isto?” do que “O que posso EU fazer com isto?”


A primeira coloca-nos em efeito, ou seja não controlamos o que nos está a acontecer, a segunda coloca-nos na causa; independentemente do que me possa acontecer EU tenho a oportunidade de fazer algo com isso.


Ao estarmos em Causa assumimos o rumo da nossa VIDA, é como estarmos num barco em alto mar no meio de uma tempestade, ou estamos na cabine ao comando com o leme nas nossas mãos, ou estamos no porão enjoados à espera que a tormenta passe…


Esta semana ao deparar-se com um desafio esteja atento às questões que coloca a si próprio e, se for caso disso altere-as! Como sugestão aqui ficam duas que utilizo com alguma regularidade:


O que posso aprender com este desafio?

Como posso utilizar este desafio a meu favor?

terça-feira, maio 05, 2009

"É nos momentos de decisão que o destino toma forma” Anthony Robbins

O Carpinteiro

Havia um carpinteiro que estava prestes a chegar ao dia da sua reforma. Contou ao seu patrão os planos de deixar a carpintaria e, a construção de casas, e viver uma vida mais tranquila com a sua família. Claro que iria sentir a falta do seu vencimento, mas tinha chegado a hora de ter mais disponibilidade para si e para a sua família. Iria aproveitar a reforma para lhes dedicar mais tempo e mais atenção. O dono da empresa sentiu pena em saber que ia perder um dos melhores elementos da equipa e, como último trabalho pediu-lhe, como um favor especial, que construísse uma última casa.

O carpinteiro aceitou, mas os seus pensamentos e o seu coração já não estavam no trabalho. Como tal, não se empenhou na construção e utilizou de mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. O que interessava era concluir rápido esta sua última construção! Que maneira lamentável de terminar a sua carreira…

Quando terminou, o construtor veio inspeccionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro.

- Esta casa é sua! - disse. É um presente meu para si...

Naquele instante o carpinteiro sentiu uma enorme vergonha! Se ele soubesse que estava a construir sua própria casa, teria feito tudo diferente… Agora iria ter que morar numa casa feita de “qualquer maneira”…

my advice for a new life

Atitude e Escolha

Assim acontece connosco. Construímos a nossa VIDA de forma distraída e descuidada, em reacção mais do que em acção, a desejar colocar menos do que mais e nos assuntos importantes não nos empenhamos ao nosso melhor nível.

Então, em choque, olhamos para a situação que criámos e constatamos que estamos a morar na casa que construímos. Se soubéssemos disso antes, tudo teríamos feito diferente…

Pense em si como o carpinteiro. Pense sobre a sua “casa”. Cada dia martela um prego novo, coloca uma estrutura ou levanta uma parede. Construa com todo o seu querer, com todo o seu saber, pois é a única VIDA que vai construir.

A VIDA hoje é o resultado de atitudes e escolhas feitas no passado. A VIDA amanhã vai ser o resultado das atitudes e das escolhas feitas hoje.

Que atitude pode tomar já hoje? AGORA?
Que escolha pode fazer já hoje? AGORA?

sexta-feira, maio 01, 2009

Livro do Mês:

Fernão Capelo Gaivota

Espiritualidades

Havia, no Bando, uma gaivota especial, muito diferente das outras. Buscava a perfeição, queria voar sempre mais alto e mais rápido...

Mas, para o Bando, isso era uma irresponsabilidade intolerável. A história maravilhosa da única gaivota que sabia que todas as aves são livres, mesmo que não tenham consciência disso...