terça-feira, outubro 27, 2009

new smile, new life 79 . Amar, Conhecer e Transformar

"Um guerreiro não desiste do que ama, ele encontra o AMOR naquilo que faz." Nick Nolte como Sócrates em “O Caminho do Guerreiro Pacífico”


Conhecer algo é ir em direcção da diferença, ou seja, em direcção a este algo que não és tu.
Toda diferença é hostil; é uma negação do mesmo; é uma negação de ti próprio.

Neste sentido a vontade de saber, é o desejo de te tornares outro.

Tornares-te outro é negares-te; não querer o mesmo de que se é constituído.

Negares-te a ti próprio é doloroso e exige coragem. Nenhuma transformação se constrói sem dor. Da mesma forma, o impulso ao conhecimento é forjado por um sentimento, que é condição para uma transformação: O Amor.

Só se vai em direcção a algo, com afinco, se por ele temos Amor. Quero dizer: a condição para a aquisição de qualquer tipo de conhecimento é Amar.

Por exemplo:

Será que um estudioso de insectos, que faz da sua vida o seu ofício, não haverá de amar os insectos? Claro que sim. Será que qualquer estudante de filosofia, ávido por conhecimento, não haverá de amar a filosofia? Creio com muita certeza que sim.

Portanto, se queres a transformação, AMA, pois o que se ama conhece-se, e quando se conhece transforma-se. Esta é a fórmula mais antiga:

O AMOR.

O que não quer dizer que não rime com DOR. Quem AMA muito também sofre muito. Eu amo amar.

my advice for a new life

Aceitar é AMAR

A base para amar começa em aceitar, não os outros mas a aceitarmos o “EU”…

Não conseguimos amar se não nos amarmos a nós próprios e não nos conseguimos amar se não nos aceitarmos. Aceitarmo-nos com todos os nossos defeitos e todas as nossas qualidades.

Passamos demasiado tempo na culpa (passado) e no medo (futuro), quando AMAR está no agora, no MOMENTO.

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que perdi até hoje em não me aceitar?
- que pessoas não tenho mais na minha VIDA por não me AMAR?
- o que tenho que acreditar AGORA para me aceitar?
- quem já me ama? Quem posso amar ainda mais?

terça-feira, outubro 20, 2009

new smile, new life 78 . Síndrome de Procusto

"Muda os teus pensamentos e mudas o teu mundo." Norman Vincent Peale


Procusto, foi o apelido dado a Damastes, personagem da mitologia grega, que costumava atrair os viajantes solitários para a sua casa, oferecendo-lhes comida e abrigo para passarem a noite. Mas dava ao convidado para dormir uma cama de ferro propositadamente desadequada à estatura da sua vítima. Esta, mal adormecesse, era então acorrentada à cama e Procusto "acertava-a" então às medidas exactas do leito...

my advice for a new life

Viver a VIDA

Por mais artificial que isto te possa parecer, será que não gastamos um bom bocado da nossa energia emocional a tentar alterar ou "enquadrar" outras pessoas de diversas formas, embora menos drásticas?

Esperamos, com freqüência, que os outros vivam segundo nossos padrões e ideais, ajustando-se aos nossos conceitos de como eles deveriam ser. Ou então, assumimos a responsabilidade de torná-los felizes, bem ajustados e emocionalmente saudáveis.

A verdade é que grande parte dos atritos que existem nos relacionamentos acontecem quando tentamos impor a nossa vontade aos outros - quando tentamos administrá-los e controlá-los.

De tempos em tempos, em graus variados, assumimos responsabilidades que não nos pertencem. Tentamos dirigir a vida das outras pessoas, com a intenção de influenciar tudo, desde a dieta até a escolha das roupas, decisões financeiras e profissionais. Tomamos partido e ficamos excessivamente envolvidos, até encontrarmos ou criarmos problemas onde não existem para poder criticar e oferecer conselhos.

É preciso entender que ninguém muda até que assim o deseje, até estar disposto a mudar e a tomar as atitudes necessárias para efectuar a mudança. É por este motivo que o resultado de nosso "procustianismo" é, contudo, sempre o mesmo. Estamos destinados ao fracasso nos nossos esforços para controlar ou mudar alguém, não importa o quão nobres sejam as nossas intenções. Estamos destinados a terminar num turbilhão de emoções, tais como frustração, desilusão, culpa, etc.

E o que dizer das pessoas que tentamos orientar? Por outro lado, mostramos falta de respeito pelos seus direitos como indivíduos, privando-as da oportunidade de aprender através de suas próprias escolhas, decisões e erros. Em suma, o nosso relacionamento com aqueles com os quais declaramos preocuparmo-nos profundamente torna-se desarmonioso e forçado.

Permite aos outros que vivam a sua VIDA, enquanto Vives a TUA - Vive e deixa Viver...

terça-feira, outubro 13, 2009

new smile, new life 77 . O Sal

"Significados não são determinados pelas situações, mas nós determinamo-nos a nós mesmos pelos significados que damos às situações." Alfred Adler


Um velho Mestre pediu ao seu jovem aprendiz que se encontrava num estado de profunda tristeza que colocasse uma mão cheia de sal num copo com água e a bebesse.
- Qual o gosto? - Perguntou o Mestre.
- Muito mau! - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levou-o a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e ali chegados o aprendiz atirou o sal ao lago. Então o velho Mestre disse:
- Bebe um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria pelo queixo do jovem o Mestre perguntou:
- Qual o gosto?
- Muito bom! - disse o aprendiz.
- Sentes o gosto do sal? - Perguntou o Mestre.
- Não… - disse o jovem.
O Mestre então, sentou-se ao lado do seu jovem aprendiz, pegou-lhe nas duas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando sentires dor, a única coisa que deves fazer é aumentar o sentido de tudo aquilo que está à tua volta; Dares mais valor ao que tens do que ao que perdeste.
Em outras palavras: É deixar de seres copo, para te tornares num Lago…

my advice for a new life

Mudar o SIGNIFICADO

Nós, eu, tu… o ser humano! somos criaturas de hábitos. Funcionamos por padrões. Não é ao acaso que há pessoas normalmente felizes ou normalmente infelizes.

Em um determinado momento das suas VIDAS essas pessoas DECIDIRAM ser felizes ou infelizes. Essa decisão foi influenciada sem qualquer dúvida por um significado e não por uma ou mais situações.

Como podemos mudar então o significado que atribuímos? A resposta é simples ainda assim menos fácil de concretização imediata, requer TREINO e persistência, mas acredita que vai mudar a Tua VIDA. A resposta é mudar as perguntas!

Ao mudares as perguntas que fazes a ti próprio vais mudar o teu focus; aquilo em que estás focado, concentrado. Ao mudares o teu focus mudas invariavelmente o significado que estás a atribuir. Quando o fizeres as tuas emoções mudam influenciando a forma como Vives a tua VIDA.

É a tua comunicação interna que condiciona o teu estado. Escolhe mudar as tuas perguntas…

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que já tenho hoje na minha VIDA pelo qual que me posso sentir Grato?
- pelo que é que posso sentir ainda mais Grato?

Desafio:

Passa a escrever todos dias ao final do dia, cinco coisas pelas quais te sentes grato. Mantém este hábito durante pelo menos 21 dias consecutivos. Após esse período pergunta-te: “o que está diferente em mim e à minha volta desde que passei a viver ainda mais a Gratidão?”

terça-feira, outubro 06, 2009

new smile, new life 76 . A Banana

"Com o passado, não tenho nada para fazer, nem com o futuro. Eu vivo agora." Ralph Waldo Emerson

Um viajante resolveu passar algumas semanas num mosteiro do Nepal.
Certa tarde, entrou num dos muitos templos do mosteiro, e encontrou um monge, a sorrir, sentado no altar.
- Porque sorri? - perguntou ao monge.
- Porque entendo o significado das bananas - disse o monge, abrindo a bolsa que carregava, e tirando uma banana podre de dentro.
- Esta é a vida que passou e que não foi aproveitada no momento certo, agora é tarde demais.
Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde.
Mostrou-a e tornou a guardá-la.
- Esta é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo - disse.
Finalmente, tirou uma banana madura, descascou-a, dividiu-a com o viajante, e disse:
- Este é o momento presente.
Saiba vivê-lo sem medo…

my advice for a new life

VIVER o Agora

A história desta semana reforça a da anterior… A importância de vivermos o momento… no AGORA!

Por vezes esperamos demasiado para VIVER. Compramos aquela roupa e guardamos no armário para um dia especial… e se esse dia não chegar?

Escolhe VIVER cada dia, cada momento como se fosse especial, como se fosse único e VIVE-O no AGORA.

Foca os teus sentidos e os teus recursos no AGORA, não esperes para ser feliz quando esqueceres algo que fizeste ou que te fizeram no teu passado, de igual forma não condiciones a tua felicidade para quando tiveres algo que ainda não tens HOJE. Vive o AGORA como se fosse o teu último momento… Aceita e entrega-te incondicionalmente ao momento no AGORA.

A felicidade não está condicionada pelo teu passado, ou pelo teu futuro, apenas pela “história” que tu contas a ti próprio. A felicidade está no presente, no AGORA, no momento. Vive-se no AGORA. A felicidade não é o destino é o caminho… Onde estás? Aqui. Que tempo é este? Agora. O que és? Este momento.

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- como posso desfrutar ainda mais o AGORA?
- como posso aceitar ainda mais o AGORA?
- quem vai beneficiar ainda mais quando eu VIVER incondicionalmente no AGORA?
- quem vou ser ainda mais ao VIVER no AGORA?

quinta-feira, outubro 01, 2009

Livro do Mês:


A Bússola
Tammy Kling; John Spencer Ellis
Lua de Papel


Espiritualidades

Numa das mais belas estradas da Califórnia, Jonathan perdeu tudo o que mais amava. Foram apenas cinco segundos, o tempo de uma travagem tardia, de um acidente terrível. E depois a realidade, brutal, de segurar nos braços doridos um corpo pequenino, sem chama, sem vida. Muito longe dali, muitos meses mais tarde, voltamos a reencontrar Jonathan, ou o que resta dele. Um homem vazio, sem rumo, perdido no deserto, à espera da morte. Debaixo de um sol escaldante, a sua vida parece ter chegado ao fim, como uma profecia há muito anunciada. Mas alguém o socorre, uma mulher improvável, um mistério; e ali, naquela imensidão branca e deserta, Jonathan tem uma primeira revelação, dá o primeiro passo. Jonathan vai percorrer o mundo à procura da redenção. Guiado por uma mão poderosa, encontra ajuda onde menos espera: o desconhecido que o recebe numa cabana da floresta, o menino sábio que lhe abre o coração nas remotas montanhas da Transilvânia. E aos poucos, passo a passo, Jonathan redescobre a luz, e encontra o caminho.