terça-feira, dezembro 29, 2009

new smile, new life 88 . O Cocheiro

"Não vás onde o caminho te possa levar, em vez disso vai por onde haja caminho e deixe um trilho." Ralph Waldo Emerson
O Cocheiro

Era uma vez um cocheiro que conduzia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo.

Ele começou então a ficar desanimado e pensou: "jamais vou conseguir terminar a minha viagem! É impossível conduzir nesta estrada de terra, mantendo as abóboras arrumadas!". Enquanto estava parado a pensar, passou à sua frente uma outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas pareciam organizar-se sozinhas no próximo solavanco.

Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direcção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem nos seus devidos lugares.

my advice for a new life

Parar ou Agir

Assim também é a nossa vida: quando paramos demasiado tempo para olhar os problemas, perdemos esse tempo e distanciamo-nos dos nossos objectivos ou das nossas metas.

No ano que se aproxima define os teus objectivos e as tuas metas, e ao invés de te focares nos desafios que possam surgir no teu caminho, opta por manter o focus no teu objectivo.

Pára apenas o necessário para agires...

Dos desafios retira apenas os ensinamentos e deixa que as "abóboras" tomem o seu lugar.

Tem um 2010 repleto de desafios ultrapassados... e lembra-te de SORRIR!

terça-feira, dezembro 22, 2009

new smile, new life 87 . O Melhor Presente...

"O milagre é este – quanto mais partilhas, mais tens." Leonard Nimoy
O melhor presente para te dares a ti e aos outros por Jim Rohn (1930-2009)

Frequentemente perguntam-me: "Como posso ajudar ainda mais os meus filhos, cônjuge, membro da família, membro da equipa, amigo, etc., a melhorar / mudar?" Na verdade, essa poderia ser a pergunta que recebo com mais frequência, "Como posso ajudar alguém a mudar?"

A minha resposta muitas vezes é recebida como uma surpresa, e aqui está. A chave para ajudar os outros é ajudares-te a ti primeiro. Por outras palavras, a melhor contribuição que posso dar a alguém é o meu próprio desenvolvimento pessoal. Se eu me tornar 10 vezes mais sábio, 10 vezes mais forte, pensa no resultado que vai ter na minha aventura como pai... como avô... como colega de trabalho.

O melhor presente que te posso dar, realmente, é o meu contínuo desenvolvimento pessoal. Cada vez melhor, cada vez mais forte, tornando-me mais sábio. Na minha opinião os pais deveriam escolher essa filosofia de vida. Se os pais estiverem bem, os filhos têm uma excelente oportunidade de estarem bem. Trabalhar no desenvolvimento pessoal, como pais, é o melhor presente que um Pai ou uma Mãe pode dar aos seus filhos.

Se alguma vez tiveste sentado num avião, então deves ter notado nos compartimentos de oxigénio localizados por cima de cada assento. Há instruções explícitas que dizem: "No caso de uma emergência, primeiro garantir a colocação da sua própria máscara de oxigénio e, em seguida, se tiver filhos coloque-lhe as suas máscaras." Cuida de ti primeiro... em seguida, ajuda os teus filhos. Se usares a mesma filosofia durante toda a tua vida, será o presente mais valioso que poderás dar aos teus filhos.

Se eu aprender a criar felicidade para mim, os meus filhos vão ter uma excelente oportunidade para serem eles também felizes. Se eu criar um estilo de vida único para mim e para a minha esposa, isso será um grande exemplo para servir os meus filhos.

Auto-desenvolvimento permite-te servir, para seres um bem mais valioso para aqueles ao teu redor, para os teus filhos... a tua empresa... o teu colega... a tua comunidade... a tua igreja.

É por isso que eu ensino o desenvolvimento de competências. Se continuares a refinar todas as partes do teu personagem (tu, a tua saúde, etc.), para que te tornes uma pessoa atraente para o mercado, vais atrair oportunidade. A oportunidade vai começar a procurar-te. A tua reputação vai começar a preceder-te e as pessoas vão querer fazer negócios contigo. Toda essa possibilidade é criada por trabalhares sobre a filosofia de que o sucesso é algo que se atrai continuamente ao trabalhares no teu próprio desenvolvimento pessoal.

my advice for a new life

Passo a Passo

Todas as grandes construções, todas as grandes conquistas começam por uma decisão…

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- que pequena decisão podes tomar hoje para o teu desenvolvimento pessoal?
- que compromisso podes assumir hoje para o teu desenvolvimento pessoal?
- quem te pode suportar nessa decisão e nesse compromisso?
- quem vais influenciar positivamente com essa decisão e com esse compromisso?

terça-feira, dezembro 15, 2009

new smile, new life 86 . Guerreiros da Luz

"Deixa os outros levar vidas pequenas, mas não tu. Deixa os outros discutir sobre coisas pequenas, mas não tu. Deixa os outros chorar por pequenas feridas, mas não tu. Deixe os outros colocar o seu futuro nas mãos de outra pessoa, mas não tu." Jim Rohn

Os guerreiros da luz mantêm o brilho nos olhos.

Estão no mundo, fazem parte da vida de outras pessoas e começaram a sua jornada sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem correctamente.

Sofrem por coisas inúteis, têm atitudes mesquinhas, e, às vezes julgam-se incapazes de crescer. Frequentemente, acreditam-se indignos de qualquer bênção ou milagre.

Nem sempre tem a certeza do que estão a fazer aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que as suas vidas não têm sentido.

Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque se interrogam. Porque procuraram uma razão – e com certeza vão encontrá-la.”

in "Manual do Guerreiro da Luz", Paulo Coelho

my advice for a new life

Manter o Rumo

Os problemas, ou como prefiro apelidar-lhes, os desafios, surgem na tua VIDA não para te impedirem de alcançares os teus objectivos e concretizares os teus sonhos, mas sim com o propósito de testar o quanto estás determinado em alcançá-los e realizá-los.

Quantas vezes não te já aconteceu tomares uma decisão e logo a seguir vir a VIDA e colocar no teu caminho tudo para contrariar a tua decisão?

É a tua atitude que vai fazer toda a diferença. A forma determinada com que abraçares os teus desafios e os ultrapassares, é que vai fazer de ti, uma vítima ou um Vencedor!

Lembra-te que o maior problema é pensarmos que não deveríamos ter problemas…

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- de que forma posso utilizar este desafio a meu favor?
- o que posso aprender com este desafio?
- quem serei eu quando o ultrapassar?
- o que vou ser para aqueles que me são importantes?

terça-feira, dezembro 08, 2009

new smile, new life 85 . O trilho do Bezerro

"Há sempre duas escolhas. Dois caminhos a tomar. Um deles é fácil. E a sua única recompensa é fácil." Harry S. Truman
O trilho do Bezerro

Certo dia, um bezerro precisou de atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu local de pastagem. Sendo um animal irracional, abriu um trilho tortuoso... cheio de curvas... que subia e descia colinas. No dia seguinte, um cão que passava por ali usou esse mesmo trilho torto para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pelo trilho torto.

Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam a direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos. Reclamavam e praguejavam, até com um pouco de razão... mas não faziam nada para mudar o trilho.
Depois de tanto uso, este acabou por ser uma pequena estrada onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso o trilho não tivesse sido aberto por um bezerro.

Muitos anos passaram e a pequena estrada tornou-se a rua principal de uma vila e, posteriormente, a avenida principal de uma cidade.
Logo, a avenida se transformou no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo o mesmo trilho torto feito pelo bezerro centenas de anos antes…

my advice for a new life

Escolhe o TEU Caminho

Por vezes tendemos a seguir como cegos pelos trilhos de bezerros das nossas mentes, e esforçamo-nos de sol a sol para repetir o que os outros já fizeram. Contudo, a velha e sábia floresta ri daqueles que percorrem aquele trilho, como sendo um caminho único... sem se atreverem a mudá-lo. Só porque parece evidente e inevitável usá-lo.

Somos o que escolhemos. Cabe-nos agir de acordo com as nossas escolhas de nada serve nos queixarmos de algo e continuar a fazer o mesmo. Como dizia Einstein: "Insanidade é repetir as mesmas ações e esperar resultados diferentes."

A propósito, já escolheste o teu caminho, ou vais seguir o trilho do bezerro?

domingo, dezembro 06, 2009

O Desaparecimento de Uma Lenda


No site http://tribute.jimrohn.com/

"É com grande tristeza que partilhamos que Jim Rohn, nosso mentor e amigo, nos deixou a 5 de dezembro de 2009 para um lugar melhor.

Nos últimos 18 meses, na sua batalha com a Fibrose Pulmonar, Jim assegurou-nos com um sorriso de que tudo está bem, que iria lutar até ao último suspiro, ainda que sem receio quanto ao que se seguiria. A fé de Jim era tanto parte de sua vida como o seu desejo de inspirar e nos desafiar-nos a todos para ser o melhor que poderíamos ser e de viver os nossos sonhos.

A coragem de Jim nos últimos meses e dias foi um testamanto à sua mensagem de que todos devemos combater o bom combate. Ele nunca desistiu e nunca cedeu.

Jim Rohn tocou milhões de vidas ao longo dos últimos 46 anos através de seus seminários, livros, artigos e CDs. Ele ficava sempre bastante tempo após o final do evento para dar apertos d mão, tirar fotografias e dar autógrafos. Ele adorava fazer a diferença na vida das pessoas, essa foi sua paixão e inspiração. No entanto, ele também era um homem recatado que manteve um pequeno, leal e solidário círculo interior. Ele era um amigo tremendo para aqueles que o conheciam."

(...)

terça-feira, dezembro 01, 2009

new smile, new life 84 . Intenção e Confiança

"Acredita que pode ser feito. Quando acreditas que algo pode ser feito, quando acreditas realmente, a tua mente vai encontrar os caminhos para o fazer. Acreditando na solução abre caminho para a solução." David Joseph Schwartz
Intenção e Confiança

Um homem sentado no passeio tinha uma placa que dizia assim:
"Observem como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem-humorado."
Alguns transeuntes olhavam-no intrigados, outros achavam-no doido e outros até lhe davam dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e verificava que a cada dia a quantia era maior.
Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:
- O senhor é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da minha empresa?
- Porque não, só tenho a ganhar! - respondeu o mendigo.
Após um bom banho e com roupas novas, foi levado para a empresa.
Desde aí a sua vida foi uma sequência de sucessos até numa determinada altura se tornou um dos sócios maioritários.
Numa entrevista à imprensa, ele esclareceu como conseguira sair das ruas para tão alto cargo.
Contou ele:
- Bem, houve uma época em que eu costumava me sentar nos passeios com uma placa ao lado, que dizia:
"Sou um zero à esquerda! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um fracasso como homem e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego! Mal consigo sobreviver!"
As coisas iam de mal a pior quando, numa certa noite, achei um livro e nele atentei para um parte que dizia:
"Tudo o que falas a teu respeito vai-se reforçando. Por pior que esteja a tua vida, diz que tudo vai bem. Por mais que não gostes da tua aparência, afirma-te bonito. Por mais pobre que sejas, diz a ti mesmo e aos outros que és próspero."
- Aquilo tocou-me profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para:

"Observem como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem-humorado."

- E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida trouxe-me a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O Universo vai apoiar tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso vais acabar por se manifestar na nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que os nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo reforça-as. Ele materializa na nossa vida todas as nossas crenças.
Uma repórter, ironicamente, o questionou:
O senhor está a querer dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?
Respondeu o homem, cheio de bom humor:
- Claro que não, minha ingénua amiga! Primeiro eu tive que acreditar nelas!

my advice for a new life

Acreditar

Esta semana verifica o que, e em que, estás a acreditar…

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que estou hoje a acreditar HOJE e que me não me está a trazer benefícios para a minha VIDA?
- o que já perdi por manter essas convicções, essas crenças?
- o que posso acreditar já HOJE que me vai trazer ainda mais benefícios para a minha VIDA?
- o que vou ganhar por manter estas novas convicções, estas novas crenças?
Livro do Mês:


Manual do Guerreiro da Luz
Paulo Coelho
Editora Presença


Espiritualidades

«O que é um guerreiro da luz?
É aquele que é capaz de entender o milagre da vida, lutar até ao fim por algo em que acredita, e – então – escutar os sinos que o mar faz tocar no seu leito.(...) Todos são capazes disto. E ninguém se julga guerreiro da luz, embora todos o sejam.»
O Autor apresenta textos breves sobre a sagrada luta que todos nós travamos nas nossas jornadas. Ele fala-nos de conquistas e derrotas, escolha e destino, paixão e esperança, gratidão e amizade, passageiro e definitivo, entre muitos outros temas essenciais da arte de viver.