domingo, setembro 14, 2008


“No confronto entre o riacho e a rocha, o riacho ganha sempre… não através da força mas pela perseverança." - H. Jackson Brown

Persistência

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, chega a dormir inclusive na própria oficina.

Para poder continuar a desenvolver o seu projecto, chega a empenhar as jóias da sua esposa.

Quando apresenta o resultado final de todo o seu trabalho e investimento a uma grande empresa, dizem-lhe que o seu produto não está de acordo com o padrão de qualidade exigido… O homem desiste?

Não! Decide voltar a estudar mais dois anos, durante esse tempo foi vítima do gozo dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam de "visionário". O homem fica chateado? Não!

Após mais dois anos, a empresa que inicialmente o tinha recusado finalmente fecha contrato com ele.

Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem desespera e desiste? Não! Reconstrói a fábrica, mas um terramoto destrói grande parte da fábrica. É a gota d'água e o homem desiste? Não!

Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta, podendo assim deslocar-se. Os vizinhos ficam maravilhados e começam todos a querer também as chamadas "bicicletas motorizadas".

A procura por motores aumenta demasiado e passado pouco tempo ele fica sem matéria-prima. Decide então montar uma fábrica para esta sua nova invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda às mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Fazendo curta uma história longa: hoje a HONDA CORPORATION é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada a nível mundial. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos “terríveis” obstáculos que encontrou pela frente.

Por norma focamo-nos nos obstáculos e não na solução. Culpamos o “ambiente” deixando que ele nos supere, quando a solução passa por sermos NÓS a superá-lo. Os obstáculos existem para serem ultrapassados e para testar a dimensão da nossa MOTIVAÇÃO (motivo para a acção). Já testou a sua motivação esta semana?

Nenhum comentário: