sábado, agosto 01, 2009

Livro do Mês:
Dormir Nu é Ecológico
Vanessa Farquharson
Editorial Presença


Divulgação Científica

Ao longo de 366 dias Vanessa Farquharson partilhou num blogue dedicado à ecologia - http://greenasathistle.com - a sua postura verde de alguém que tentou alcançar objectivos amigos do ambiente. O livro resultou numa compilação de reflexões, experiências, alegrias e frustrações reveladas a bloguistas e activistas que tal como Vanessa mostram interesse na preservação da natureza e defesa do ambiente. A principal conclusão que a autora retirou e quis mostrar a todos os habitantes do planeta é que se cada um alterar simples gestos, poderá apagar as pegadas ecológicas e tomar consciência de que tudo se resume a uma questão de postura. Dormir Nu é Ecológico não é meramente um livro de dicas, não defende uma postura eco-chic, mas antes tenta transformar o quotidiano de pessoas comuns em direcção a um movimento verde com capacidade de transformar qualquer eco-céptico num ambientalista convicto.

Vanessa Farquharson, canadiana, é repórter de arte e crítica cinematográfica no National Post, em Toronto. A autora vê-se agora, após a incrível transformação pessoal que este ano de profundo despertar ecológico operou nela, como uma eco-cínica que acabou por se tornar uma eco-dependente.

Exemplos ecológicos abordados no livro:

- dormir nu, sem qualquer recurso a peça de roupa.
- utilizar a bicicleta e os passeios pedestres em vez do carro.
- desligar o frigorífico.
- não utilizar produtos descartáveis e sim recicláveis.
- comer alimentos ecologicamente produzidos e cultivados localmente.
- lavar o cabelo com vinagre, em vez de champô.

Críticas de imprensa:

«Vívida e pormenorizada, a crónica de Farquharson sobre os altos e baixos da consciência ecológica é o livro perfeito para os ecocépticos.»
Booklist

«Um passo de cada vez não parece muito, mas no decorrer de um ano inteiro, faz uma grande diferença. Não se trata apenas de mais um livro sobre ecologia bem escrito e divertido; descreve-se aqui uma transformação pessoal. Sentir-se inspirado nunca foi tão divertido.»
TreeHugger.com

Nenhum comentário: