terça-feira, outubro 13, 2009

new smile, new life 77 . O Sal

"Significados não são determinados pelas situações, mas nós determinamo-nos a nós mesmos pelos significados que damos às situações." Alfred Adler


Um velho Mestre pediu ao seu jovem aprendiz que se encontrava num estado de profunda tristeza que colocasse uma mão cheia de sal num copo com água e a bebesse.
- Qual o gosto? - Perguntou o Mestre.
- Muito mau! - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levou-o a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e ali chegados o aprendiz atirou o sal ao lago. Então o velho Mestre disse:
- Bebe um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria pelo queixo do jovem o Mestre perguntou:
- Qual o gosto?
- Muito bom! - disse o aprendiz.
- Sentes o gosto do sal? - Perguntou o Mestre.
- Não… - disse o jovem.
O Mestre então, sentou-se ao lado do seu jovem aprendiz, pegou-lhe nas duas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando sentires dor, a única coisa que deves fazer é aumentar o sentido de tudo aquilo que está à tua volta; Dares mais valor ao que tens do que ao que perdeste.
Em outras palavras: É deixar de seres copo, para te tornares num Lago…

my advice for a new life

Mudar o SIGNIFICADO

Nós, eu, tu… o ser humano! somos criaturas de hábitos. Funcionamos por padrões. Não é ao acaso que há pessoas normalmente felizes ou normalmente infelizes.

Em um determinado momento das suas VIDAS essas pessoas DECIDIRAM ser felizes ou infelizes. Essa decisão foi influenciada sem qualquer dúvida por um significado e não por uma ou mais situações.

Como podemos mudar então o significado que atribuímos? A resposta é simples ainda assim menos fácil de concretização imediata, requer TREINO e persistência, mas acredita que vai mudar a Tua VIDA. A resposta é mudar as perguntas!

Ao mudares as perguntas que fazes a ti próprio vais mudar o teu focus; aquilo em que estás focado, concentrado. Ao mudares o teu focus mudas invariavelmente o significado que estás a atribuir. Quando o fizeres as tuas emoções mudam influenciando a forma como Vives a tua VIDA.

É a tua comunicação interna que condiciona o teu estado. Escolhe mudar as tuas perguntas…

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que já tenho hoje na minha VIDA pelo qual que me posso sentir Grato?
- pelo que é que posso sentir ainda mais Grato?

Desafio:

Passa a escrever todos dias ao final do dia, cinco coisas pelas quais te sentes grato. Mantém este hábito durante pelo menos 21 dias consecutivos. Após esse período pergunta-te: “o que está diferente em mim e à minha volta desde que passei a viver ainda mais a Gratidão?”

Nenhum comentário: