terça-feira, janeiro 19, 2010

new smile, new life 91 . Plano de Voo

"Falhar em planear, é planear para falhar." Anónimo

Plano de Voo

Um plano de voo de um avião. Antes da descolagem, os pilotos examinam o plano do voo. Por isso, sabem exactamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse mesmo plano.

Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros factores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direcções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião fica fora da rota do voo previsto. Ao longo de toda a jornada ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de voo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave porém, o avião chegará ao seu destino.

Mas como é que isso é possível?

Durante o voo, os pilotos recebem constantes feedbacks. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controlo, de outras aeronaves e às vezes até das estrelas. E, com base nesses feedbacks, fazem os ajustes necessários para, de tempos em tempos retornar, ao plano de voo.

my advice for a new life

Ter um OBJECTIVO

Alguns dos Coachees com quem tenho tido o privilégio de trabalhar chegam-me confusos e baralhados.

A confusão por estranho que possa parecer é um estado, como costumo dizer, fabulástico!

Ao estarmos confusos significa que estamos prestes a aprender algo NOVO!

A sua confusão tem a ver com o não saber. O não saber onde estão ou para onde querem ir. Depois de clarificarmos este ponto, passamos ao passo seguinte a criação do nosso plano de voo.

Tal como a nossa história o nosso plano pode e vai ser alvo de alterações, temos que estar atentos e ser flexíveis para entender e alterar o nosso plano. Para isso vamos usar como instrumentos geradores de mudança as nossas emoções.

O objectivo muitas vezes deixa de ser o fim e passa a ser o mecanismo...

Nenhum comentário: