new smile, new life 91 . Plano de Voo
"Falhar em planear, é planear para falhar." Anónimo
"Falhar em planear, é planear para falhar." Anónimo

Plano de Voo
Um plano de voo de um avião. Antes da descolagem, os pilotos examinam o plano do voo. Por isso, sabem exactamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse mesmo plano.
Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros factores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direcções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião fica fora da rota do voo previsto. Ao longo de toda a jornada ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de voo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave porém, o avião chegará ao seu destino.
Mas como é que isso é possível?
Durante o voo, os pilotos recebem constantes feedbacks. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controlo, de outras aeronaves e às vezes até das estrelas. E, com base nesses feedbacks, fazem os ajustes necessários para, de tempos em tempos retornar, ao plano de voo.
my advice for a new life
Ter um OBJECTIVO
Um plano de voo de um avião. Antes da descolagem, os pilotos examinam o plano do voo. Por isso, sabem exactamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse mesmo plano.
Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros factores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direcções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião fica fora da rota do voo previsto. Ao longo de toda a jornada ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de voo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave porém, o avião chegará ao seu destino.
Mas como é que isso é possível?
Durante o voo, os pilotos recebem constantes feedbacks. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controlo, de outras aeronaves e às vezes até das estrelas. E, com base nesses feedbacks, fazem os ajustes necessários para, de tempos em tempos retornar, ao plano de voo.
my advice for a new life
Ter um OBJECTIVO
Alguns dos Coachees com quem tenho tido o privilégio de trabalhar chegam-me confusos e baralhados.
A confusão por estranho que possa parecer é um estado, como costumo dizer, fabulástico!
Ao estarmos confusos significa que estamos prestes a aprender algo NOVO!
A sua confusão tem a ver com o não saber. O não saber onde estão ou para onde querem ir. Depois de clarificarmos este ponto, passamos ao passo seguinte a criação do nosso plano de voo.
Tal como a nossa história o nosso plano pode e vai ser alvo de alterações, temos que estar atentos e ser flexíveis para entender e alterar o nosso plano. Para isso vamos usar como instrumentos geradores de mudança as nossas emoções.
O objectivo muitas vezes deixa de ser o fim e passa a ser o mecanismo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário