terça-feira, abril 27, 2010

new smile, new life 105 . Abrir a Porta

"A pessoa que não arrisca nada, não faz nada, não tem nada, não é nada, e torna-se nada. Ela pode evitar sofrimento e desilusão, mas ela simplesmente não pode aprender, sentir e mudar, crescer e amar e viver." Leo F. Buscaglia



Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.
Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros num canto e uma imensa porta de ferro do outro, na qual haviam cravadas figuras de caveiras.

Nesta sala ele fazia-os ficar em círculo, e então dizia:
- Vocês podem escolher morrer com as flechas dos meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados.
Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros.

Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:
Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
- Diga, soldado.
- O que havia por trás da assustadora porta?
- Vá e veja.

O soldado então abre-a vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão entrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade.
O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:
Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.

new smile for a new life

Arriscar

Há momentos na VIDA em que tens que arriscar, tens que abrir a porta que tens à tua frente sem saberes o que está do outro lado.

Esses momentos são parte da VIDA de um Líder de uma Empresa chamada: EU, S.A.

E esse Líder és TU... e essa empresa é a tua VIDA.

Quantas portas deixaste de abrir já pelo medo de arriscares?

Quantas vezes perdeste a liberdade, apenas por sentires medo de abrir a porta dos teus sonhos?

terça-feira, abril 20, 2010

new smile, new life 104 . O Castelo do Rei

"Nenhum inverno dura para sempre, nenhuma primavera passa a sua vez." Hal Borland



Era uma vez um pequeno reinado, onde o monarca era escolhido pelo povo e reinava por sete anos. Mandava a tradição que, após o seu governo, o rei fosse exilado numa ilha não explorada, onde viviam animais ferozes. Durante séculos, os monarcas passaram por essa fatalidade. Ser levado para a ilha após os sete anos de reinado e lá morrer devorado pelos animais selvagens.

Certa vez, um rei, que fora muito bom para seu povo, concluiu o seu tempo de regência. No seu último dia de reinado, o povo, muito triste, foi até ao local onde um barqueiro, que era o "carrasco", iria encontrar o rei para levá-lo à famosa ilha.

A multidão era grande e todos choravam enquanto o rei acenava e sorria. O barqueiro ficou muito intrigado com aquele comportamento do monarca, pois todos os outros reis que foram para lá iam tristes e chorosos, porque já sabiam qual seria o fim que os esperava. Então, o rei explicou ao barqueiro:

- Você está enganado, pois eu não vou morrer, estou indo para as minhas férias merecidas! Durante o meu reinado, mandei meus súbditos para a ilha, para que lá construíssem um castelo e matassem todos os animais ferozes. A ilha, agora, é um tranquilo local para se descansar.

A nossa vida, pessoal ou profissional, é feita de fases. Usa o exemplo do rei e constrói os teus castelos antes das mudanças ocorrerem. E vive Apaixonado...

my advice for a new life

Planear...

Algumas das dificuldades que por vezes surgem com Coachees com quem tenho tido o privilégio de trabalhar é a definição de um plano para obtenção do objectivo.

Está por vezes perfeitamente claro onde o Coachee está e para onde quer ir... falta o plano!

O plano faz toda a diferença, é o plano que nos leva ao nosso castelo...

Já "planeaste" o teu plano?

terça-feira, abril 13, 2010

new smile, new life 103 . O Alvo

"Define grandes objectivos, e não pares até chegares lá." Bo Jackson


Certa vez um arqueiro experiente convidou o seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou uma flor e colocou-a em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno:
- Quantas vezes já me viste praticar este desporto?
- Todos os dias - respondeu o discípulo. - E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos.
De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora.
- O senhor errou! - espantou-se o discípulo. - Achei que queria mostrar-me o poder de sua experiência!
Ao que o arqueiro respondeu:
- Eu dei-lhe aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver.

Não estabelecendo um objectivo claro e visível, ficará destinado a disparar no escuro, gastando tempo e energia e com certeza não se mostrará eficaz nas suas acções.

my advice for a new life

Traça OBJECTIVOs

Não ter objectivos é como quando saimos de casa com o nosso carro não sabermos para onde ir...

Fazemo-nos à estrada e vamos andando... até ficarmos sem combustível!

Esta metáfora pode parecer algo ridícula, ainda assim por vezes é assim que conduzimos a nossa vida.

Os objectivos são de relevante importância na nossa VIDA, não tanto pelo objectivo em si e sim pelo mecanismo gerador de acção.

Traçamos objectivos não para os alcançar mas para nos tornarmos o tipo de pessoa que teremos que SER para os alcançarmos...

Já escreveste HOJE os teus objectivos?

terça-feira, abril 06, 2010

new smile, new life 102 . O Caixão

"Nunca ninguém, nem nunca ninguém irá, escapar às conseqüências das suas escolhas." Alfred A. Montapert

Uma empresa estava a dar prejuízo e os seus funcionários sentiam-se extremamente desmotivados. Era preciso fazer algo para reverter o caos. Ninguém, porém, queria assumir nada. Pelo contrário, os funcionários apenas reclamava que as coisas andavam más e que não havia perspectiva de progresso na empresa.
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na entrada um cartaz no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento na empresa. Fica desde já convidado para o velório na sala de desporto". Todos ficaram curiosos para saber que pessoa tinha andado a impedir o crescimento deles na empresa. E foram lá ver. Conforme os funcionários se aproximavam do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que andava bloquear o meu cresciento? Ainda bem que esse infeliz morreu...
Um a um, agitados, os funcionários aproximavam-se do caixão, olhavam para dentro dele e engoliam em seco, caindo em seguida no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma... No fundo do caixão, havia sido colocado um espelho.

A mensagem atingiu a todos: só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento e o da empresa: nós mesmos.


my advice for a new life

Responsabilidade

Responsabilidade, no Inglês "responsability" é a conjugação de duas palavras: response (resposta) e ability (abilidade) ou seja a nossa abilidade para responder.

Todos nossos somos responsáveis pelos nossos actos.

Como seria a tua vida se considerasses que TUDO o que te envolve é de tua responsabilidade?

O que isso podia ter já contribuído para TI?

O que pode isso ainda contribuir para TI??

quinta-feira, abril 01, 2010


O Vendedor de Sonhos
Augusto Curry
Livros d'Hoje


Genéricos


Como é que pessoas normais se tornam especiais com a busca do amor à vida.

Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. De seguida, espalha a mensagem que a sociedade moderna se tornou num manicómio global. O seu discurso fresco e irreverente conquista as pessoas, habituadas a frases feitas e ao «politicamente correcto», ao mesmo tempo que as assusta. O que pensar de um estranho com ar de pedinte que fala da importância de vender sonhos ao ser humano? Uma ideia maravilhosa, mas invulgar… Numa época em que nos habituamos ao ritmo e às exigências desmesuradas de um relógio que não pára, libertarmo-nos das grilhetas da rotina e recuperarmos a consciência do que é, de facto, importante nesta vida pode ser assustador. Mas é fundamental!

Ao longo deste romance poderá seguir os passos de um Vendedor de Sonhos, uma personagem fascinante que nos deixa na dúvida se se trata de um sábio ou do mais louco dos seres?! Uma história que o fará chorar, rir, e, certamente, mudar a sua vida.