domingo, maio 11, 2008


“Somos o que somos por aquilo em que acreditamos.“ - Oprah Winfrey
A sua Paz interior depende exclusivamente de si

Conta a lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido pela sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência.

O velho mestre aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Atirou-lhe pedras, cuspiu e gritou-lhe todos os tipos de insultos. Durante horas, fez de tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível.

No final da tarde, já exausto e humilhado, o homem deu-se por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos quiseram saber como o mestre havia conseguido suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou:

- Se alguém lhe quiser oferecer um presente e você não o aceitar, a quem pertence o presente?

- A quem o tentou oferecer - respondeu um dos discípulos.

- Exactamente! O mesmo com a inveja, a raiva e os insultos. Quando eles não são aceites, continuam a pertencer a quem os trazia consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de si. As pessoas não podem tirar-lhe a calma. Só se o permitir...

As relações pessoais e profissionais tornam-se muitas vezes tensas, e inevitavelmente os nervos ficam à flor da pele, fazendo com que as pessoas percam o controlo. Nestes momentos, a paciência, a calma e a tolerância são de extrema importância para minimizar os chamados “efeitos secundários”. Não deixe que os outros controlem as suas emoções, lembre-se que cabe APENAS a si controlá-las. ACREDITE NISSO !!!

Nenhum comentário: