domingo, julho 06, 2008


"Sucesso é a capacidade de passar de um falhanço para outro sem perca de entusiasmo." - Winston Churchill

Morte na Empresa
Há certos momentos na nossa vida que procuramos todos e qualquer um para justificar os nossos insucessos. Esta metáfora traz em si a solução para começar a Viver, tirando o verdadeiro prazer da VIDA: a Liderança Individual.

A VIDA começa verdadeiramente quando decidimos assumir o seu controlo. Abdicando de criticar e maldizer o nosso destino. Só ao leme da VIDA, seremos donos do nosso rumo. É de nós que depende o nosso destino e os nossos resultados.

Certa vez uma empresa estava numa situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores desmotivados e os números há meses que não saíam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, a equipa apenas reclamava que as coisas andavam mal e que não havia perspectivas de progresso na empresa.

Achavam que alguém devia tomar a iniciativa de reverter aquele processo. Um dia, quando os colaboradores chegaram para trabalhar, encontraram na porta um cartaz enorme no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Está convidado para o velório que terá lugar na sala de reuniões ".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas passado algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estaria a bloquear o crescimento da empresa. A agitação na sala de reuniões era tão grande que foi necessário chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas se iam aproximando do caixão, a excitação aumentava:

"Quem será que estava a atrapalhar o meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu!"Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o falecido e engoliam em seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da sua alma, e saíam cabisbaixos. No fundo do caixão tinha sido colocado um espelho…

Só existe uma pessoa capaz de limitar o Seu crescimento: VOCÊ!

É muito fácil culpar os outros pelos seus problemas, mas já parou para pensar se poderia ter feito algo para mudar a situação? Você é o único responsável pela sua VIDA… O que está a fazer neste preciso momento com a sua VIDA?

Nenhum comentário: