domingo, julho 27, 2008


"Um Guerreiro não desiste daquilo que ama. Ele descobre amor naquilo que faz." – Socrates (Peaceful Warrior™)

Mude a ESTRATÉGIA

A história é muito antiga, mas não menos curiosa. Algumas tribos africanas utilizam um engenhoso método para capturar macacos. Como estes são muito espertos e passam o tempo a saltar nos ramos mais altos das árvores, os nativos desenvolveram o seguinte sistema:


1) Pegam numa cumbuca (“pote”) de boca estreita e colocam dentro uma banana.

2) Em seguida, a cumbuca é presa no tronco de uma árvore frequentada por macacos, afastam-se e esperam.

3) Após isso, um macaco curioso desce, olha para dentro da cumbuca e vê a banana.

4) Enfia a mão e apanha a fruta, mas como a boca do recipiente é muito estreita, ele não consegue retirar a banana.

Surge um dilema: se largar a banana, a mão sai e ele pode ir-se embora livremente, caso contrário, continua preso na armadilha. Após algum tempo, os nativos voltam e, tranquilamente, capturam os macacos que teimosamente se recusam a largar as bananas. O final é um pouco trágico, pois os macacos são capturados para servirem de alimento…

Parece inacreditável o grau de “estupidez” dos macacos, não é? Afinal, bastava apenas largar a banana e assim ficar livre do destino de ir para a “panela”. Fácil demais... O detalhe deve estar na importância exagerada que o macaco atribui à banana. Ela já está ali, na sua mão... parece ser uma insanidade largá-la.

Muitas vezes nós humanos fazemos exactamente o mesmo que estes macacos. Quem nunca conheceu alguém que está totalmente insatisfeito com o emprego, mas insiste em permanecer mesmo sabendo que pode estar a criar uma depressão? Ou alguém que trabalha e não está satisfeito com o que faz, e ainda assim o faz apenas pelo dinheiro? Ou casais com relacionamentos completamente deteriorados que permanecem juntos a sofrer, sem amor e compreensão? Ou pessoas infelizes por causa de decisões antigas, adiam um novo caminho que poderia trazer de volta a alegria de viver?

A vida é preciosa demais para ser trocada por uma banana - que, apesar de estar na nossa mão, pode-nos levar directamente para a “panela”.


Por isso:

É hora de mudar e pensar de uma maneira diferente. Se não está a obter o que quer, mude a estratégia...

Nenhum comentário: