terça-feira, novembro 04, 2008

"Não existem mal-entendidos; apenas falhas de comunicação." - Senegalese Proverb



A Janela

Um casal, recém-casado, foi viver para uma zona muito tranquila.
Logo na manhã do primeiro dia que passavam na casa nova, enquanto tomavam o pequeno-almoço, a esposa reparou através da janela numa vizinha que pendurava lençóis, e comentou com o marido:
- Os lençóis que a nossa vizinha está a pendurar, estão sujos!
- Ou vê mal ou está a precisar de um detergente novo… Se já tivesse intimidade com ela perguntava-lhe se ela precisa que eu a ensine a lavar roupa!

O marido observou e ouviu calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o pequeno-almoço, a vizinha pendura os lençóis no varão e a esposa comenta de novo com o marido:
- A nossa vizinha continua a pendurar lençóis sujos! Quando tiver mais intimidade com ela vou-lhe perguntar se precisa que eu a ensine a lavar a roupa!

E assim, a cada dois ou três dias, o marido ouvia o mesmo discurso, enquanto a vizinha pendurava a roupa..

Passado cerca de um mês a esposa fica surpreendida ao ver uns lençóis extraordinariamente brancos a serem estendidos, e empolgada vai dizer ao marido:
- Já viste querido, finalmente a nossa vizinha aprendeu a lavar a roupa! Será que alguma das nossas vizinhas a ensinou??? Porque eu não fiz nada…

O marido calmamente respondeu:
- Não meu amor, eu hoje levantei-me mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!!!

E assim é…
Tudo depende da janela, através da qual observamos os factos.
As janelas são os filtros que impomos a nós mesmos, e com os quais distorcemos, apagamos ou generalizamos a realidade que nos rodeia na nossa VIDA.
Antes de criticar, verifique se fez alguma coisa para contribuir; verifique os seus próprios defeitos e limitações.
Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria “casa”, para dentro de nós mesmos.
Só assim poderemos ter a verdadeira noção do real valor dos acontecimentos.
Lave os vidros. Abra as suas janelas.

Nenhum comentário: