terça-feira, março 03, 2009

"Não escolhemos a nossa família. Eles são uma dádiva de Deus para nós, assim como nós somos para eles" - Desmond Tutu


Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'SIM'.

O professor agarrou então numa caixa de fósforos e a despejou dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'SIM'.

De seguida, foi a vez de o professor agarrar numa caixa de areia e a despejar para dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente a turma se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'SIM' retumbante.

O professor em seguida adicionou dois copos de água ao conteúdo do frasco e preencheu finalmente por completo todos os espaços vazios. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:

'Quero que percebam que este frasco simboliza a VIDA. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa VIDA ainda estaria cheia. Os fósforos são as outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a VIDA. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia!'

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: Então e o que representa a água? O professor sorriu e disse: 'Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar uma água, de preferência com limão, com um amigo!'.


Um NOVO Paradigma

O paradigma da Sociedade “moderna” como o conhecemos hoje em dia exige demasiado de todos nós. Estamos numa sociedade de informação, de constante e massiva informação que nos chega de todos os lados; “media”, internet, telemóvel, … Essa informação leva-nos actuar e a agir demasiado rápido, quase que por instinto. As mudanças acontecem ao segundo, por vezes nem isso. Vivemos num constante estado “de reacção” e numa correria permanente até que por vezes damos por nós a “correr” sem sabermos muito bem para onde…! Há que parar, PARAR e olhar… Olhar não à nossa volta, mas SIM para dentro de nós e reorganizar as nossas prioridades. Ao fazê-lo estamos a verificar se colocamos as bolas de golfe, os fósforos e a areia no devido lugar naquilo que é o “frasco” da nossa VIDA. Quando o fizermos criamos um novo paradigma na nossa VIDA, que irá potenciar o nosso desempenho melhorando a nossa performance a nível pessoal e profissional. E lembre-se há sempre espaço para beber uma água com limão com um(a) amigo(a) e partilhar o nosso NOVO Paradigma!

Nenhum comentário: