terça-feira, maio 12, 2009

"Diz-me ao que prestas atenção e eu digo-te quem és." José Ortega y Gasset



Um velho índio Cherokee com a sua sabedoria e, sentado à volta de uma fogueira, conversava com o seu neto sobre a VIDA.

"Tenho, sempre tive e irei ter sempre uma luta no meu interior", disse ele ao jovem índio.

"É uma luta terrível, e é entre dois lobos.

Um deles é mau - ele é raiva, inveja, tristeza, arrependimento, ganância, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentira, falso orgulho, superioridade e ego.

O outro é bom - ele é alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé."

"A mesma luta está acontecendo dentro de ti, e dentro de todas as outras pessoas, também."

O neto pensou por alguns instantes nas palavras sábias que acabava de ouvir e, de seguida, perguntou ao seu Avô: "Qual o lobo que vai ganhar?"

O velho índio Cherokee simplesmente respondeu:

"O que TU alimentares."


my advice for a new life


Estar em Causa


A qualidade da nossa VIDA é directamente proporcional à qualidade da nossa comunicação, acima de tudo e mais importante, à qualidade da comunicação connosco próprios.


É a qualidade das questões que nos colocamos que direcciona o nosso focus, e por consequência a nossa acção e os nossos resultados. Por exemplo é distinto perguntarmo-nos: “Porque raio me acontece isto?” do que “O que posso EU fazer com isto?”


A primeira coloca-nos em efeito, ou seja não controlamos o que nos está a acontecer, a segunda coloca-nos na causa; independentemente do que me possa acontecer EU tenho a oportunidade de fazer algo com isso.


Ao estarmos em Causa assumimos o rumo da nossa VIDA, é como estarmos num barco em alto mar no meio de uma tempestade, ou estamos na cabine ao comando com o leme nas nossas mãos, ou estamos no porão enjoados à espera que a tormenta passe…


Esta semana ao deparar-se com um desafio esteja atento às questões que coloca a si próprio e, se for caso disso altere-as! Como sugestão aqui ficam duas que utilizo com alguma regularidade:


O que posso aprender com este desafio?

Como posso utilizar este desafio a meu favor?

Nenhum comentário: