terça-feira, julho 14, 2009

new smile, new life 64 . O Sábio

O princípio mais forte do crescimento humano reside na escolha. George Eliot

O Sábio

- Mestre, como faço para me tornar um sábio?

- Boas escolhas.

- Mas como fazer boas escolhas?

- Experiência - diz o mestre.

- E como adquiro experiência, mestre?

- Más escolhas…

my advice for a new life

Escolher

São as nossas escolhas que nos levam a agir.

Por vezes tendemos a criar “gaps” na nossa caminhada pelo medo da decisão, da escolha.

Uma das formas de superar esse medo é passar para o papel aquilo que nos vai na mente e na alma, adicionando a prática ao que até agora era apenas mental e emocional.

O segundo passo é criar um processo de decisão.
Um processo , não apenas com uma opção, pois isso significa não ter opções. Não com duas opções, pois vai criar-te um dilema. E sim com 3 ou mais opções, dando-te assim o verdadeiro poder de escolha.

Lembra-te de analisares as tuas opções tendo sempre em consideração as respectivas vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Esta semana se te encontrares indeciso na tua escolha e/ou na tua decisão, utiliza estas perguntas poderosas:

- o que estou EU a ganhar em não escolher?
- o que posso EU perder se não escolher?
- o que vou EU ganhar quando escolher?
- de que forma a MINHA escolha irá influenciar os que me rodeiam e que me são importantes?
- de que forma o meu EU se vai tornar ainda mais e melhor com a MINHA escolha?

É a escolha - não o acaso - que determina o teu destino. Jean Nidetch

Nenhum comentário: