terça-feira, agosto 25, 2009

new smile, new life 70 . Dormir enquanto os Ventos Sopram

"Planear é trazer o futuro para o presente de modo que possas fazer algo sobre ele (futuro) AGORA." Alan Lakein


Há alguns anos atrás, um lavrador que possuía terras ao longo do litoral Brasileiro, estava constantemente a precisar de empregados. A maioria das pessoas estavam pouco dispostas a trabalhar em herdades ao longo do Atlântico. Temiam as horrorosas tempestades que varriam aquela região, faziam estragos nas construções e nas plantações. Quando procurava por novos colaboradores, recebia sempre muitas respostas negativas. Finalmente um dia, um homem baixo e magro, de meia-idade, apareceu a canditar-se ao lavrador.

- Você é bom a trabalhar a terra? perguntou o lavrador
- Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram, respondeu o pequeno homem.
Embora confuso com a resposta, o lavrador, desesperado por ajuda, empregou-o. O pequeno homem trabalhou bem ao redor da herdade, mantendo-se ocupado desde o alvorecer até ao anoitecer, o que deixava o lavrador muito satisfeito com o seu trabalho.

Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O lavrador pulou da cama, agarrou uma lanterna e correu até o alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem e gritou:
- Levante-se! Aproxima-se uma tempestade! É necessário que amarrar as coisas antes que sejam arrastadas!

O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente:

- Não senhor. Eu disse-lhe, eu posso dormir enquanto os ventos sopram.
Enfurecido pela resposta, o lavrador estava tentado a despedi-lo imediatamente. Em vez disso, apressou-se a sair para preparar o terreno para a tempestade. Do empregado, trataria depois!

Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno para os animais estavam cobertos com lonas firmemente presas ao solo. Os animais estavam bem protegidas no estábulo, as galinhas na capoeira, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo tinha sido amarrado.

Nada poderia ser arrastado. O lavrador então entendeu o que seu empregado lhe tinha querido dizer, então voltou para a sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.

my advice for a new life

Agir

Esta história, diz-te que quando estás preparado - espiritualmente, mentalmente e fisicamente - não tens nada a temer.

É curioso, dormir nesta metáfora querer dizer ACÇÃO…

Onde acção significa ter um plano, saber onde se está, de onde se veio e para onde (e quando) se quer ir.

Pergunto-te: podes dormir enquanto os ventos sopram na tua vida? Espero durmas bem!

As tuas perguntas poderosas:

- que objectivo ambicioso pretendo alcançar?
- que pequena acção posso tomar já hoje?
- que plano preciso ter para o alcançar em segurança?

Um comentário:

Unknown disse...

Não se sabe muito bem se o caminho é certo ou errado, porque quando pensamos que sabemos todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas, portanto ate se pode contar com a tempestade de vento e estar-se preparado, e se vier uma inundação? ele já não conta com isso.