terça-feira, março 02, 2010

new smile, new life 97 . Ser Feliz é Uma Decisão!

"A felicidade é o significado e o propósito da vida, todo o objectivo e fim da existência humana" Aristóteles



Uma senhora de 92 anos, delicada, bem vestida, com o cabelo bem penteado e um semblante calmo, teve necessidade de se mudar para uma casa de repouso.

O seu marido tinha falecido recentemente e a mudança tornou-se necessária, pois ela era invisual e não tinha quem a pudesse amparar no seu lar.

Uma neta dedicada acompanhou-a.

Após algum tempo onde aguardou pacientemente na sala de espera, a enfermeira veio avisá-las que o quarto estava pronto.

Enquanto caminhavam, lentamente, até o elevador, a neta, que já tinha visto os aposentos, fez-lhe uma descrição visual do seu pequeno quarto, incluindo as flores na cortina da janela.

A senhora sorriu docemente e disse com entusiasmo: Adorei!

Mas... a senhora nem viu o quarto! Observou a enfermeira.

Ela não a deixou continuar e acrescentou:

A felicidade é algo que decidimos antes. Se eu vou gostar do meu quarto ou não, não depende de como os móveis estão arranjados, e sim de como eu os arranjo na minha mente.

E eu já decidi que vou gostar do meu quarto...

E continuou: é uma decisão que tomo cada manhã quando acordo. Eu tenho uma escolha, posso passar o dia na cama a remoer as minhas dificuldades e lamentar-me das partes do meu corpo que já não funcionam como deviam há muito tempo, ou posso sair da cama e estar e sentir-me grata por mais esse dia.

Cada dia é um presente, e os meus olhos abrem-se para o novo dia das memórias felizes que armazenei...

A velhice é como uma conta no banco, minha filha... De onde só se retira o que se colocou antes.

Comece, sem demora, a depositar felicidade na conta do banco das suas lembranças, para as poder resgatar sempre que desejar.

my advice for a new life

Escolher o Significado

A forma como vives a tua VIDA e o signigficado que de acordo com a tua percepção atribuis a coisas e a eventos tem apenas um responsável: TU!

Não são as coisas ou os eventos que definem a forma como vives a tua VIDA ou ainda a qualidade da tua VIDA, são antes as tuas escolhas do que decides fazer com essas escolhas ou eventos.

A qualidade da tua VIDA é directamente proporcional à quantidade de incerteza com que consegues viver confortavelmente.

Escolhe os teus significados... escolhe SER Feliz!

Escolhe colocares-te estas perguntas poderosas esta semana:

- Como quero viver Hoje, AGORA o meu dia?
- O significado que estou a atribuir serve-me?
- Que outro significado posso escolher atribuir que me vai benefeciar ainda mais?
- Quem vou ser com este novo significado? Quem vou influenciar?

2 comentários:

Lua disse...

Muito bom...Grande lição de vida e de forma de estar na mesma!!! Obrigado pela partilha!!!
Lua SOf GAncho

Jorge Coutinho disse...

Grato pelo teu comentário Sofia.