terça-feira, março 16, 2010

new smile, new life 99 . As Asas são para VOAR

"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto." Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota



Quando se tornou maior de idade, o pai disse-lhe:

- Meu filho: nem todos nascemos com asas. Embora seja verdade que não tens obrigação de voar, creio que seria uma pena limitares-te a caminhar, tendo as asas que o bom Deus te concedeu.

- Mas eu não sei voar – respondeu o filho.

- É verdade... – disse o pai. E, caminhando, levou-o até à beira de um precipício.

- Vês, filho? Este é o vazio. Quando quiseres voar, vens até aqui, apanhas ar, saltas para o abismo e, abrindo as asas, voarás.

O filho hesitou.

- E se cair?

- Se caíres, não morrerás. Ficarás apenas com algumas nódoas negras, que tornarão mais forte para a tentaiva seguinte – replicou o pai.

O filho voltou para a aldeia, para junto dos seus amigos e companheiros, com os quais caminhara toda a sua vida.

Os de vistas estreitas disseram:

- Estás louco? Para quê? O teu pai enlouqueceu...Para que é que precisas de voar? Quem é que precisa de voar?

Os melhores amigos aconselharam:

- E se for verdade? Não será perigoso? Porque não começas aos pouquinhos? Experimenta atirar-te do alto de uma escadaria ou da copa de uma árvore. Mas... do cimo de um precipício?

O jovem escutou o conselho dos seus amigos queridos. Subiu à copa de uma ávore e, enchendo-se de coragem, saltou. Abriu as asas, adejou-as em pleno ar, com todas as suas forças, mas infelizmente despenhou-se.

Com um grande galo na testa, cruzou-se com o seu pai.

- Mentiste-me! Não consigo voar. Experimentei e olha para o galo com que fiquei! Não sou como tu. As minhas asas só servem para decoração.

- Meu filho – disse o pai - , para voar é preciso criar espaço livre para que as asas se possam abrir. É como atirar-se de pára-quedas: precisas de uma certa altura antes de saltar.

«Para voar, é preciso começar por correr riscos.

«Se não quiseres, será porventura melhor resignares-te e continuares a caminhar para sempre.

(Jorge Bucay)

my advice for a new life

VOA...

Voar... sinónimo de liberdade, de leveza, de VIVER.

Quantos se limitam a caminhar quando podem voar? E porquê?

Por culpa?
A culpa está ligada com o passado e toda a energia que investires no passado de nada te serve pois não o podes mudar.

Por medo?
O medo tem a ver com o futuro, com algo que ainda não aconteceu e que pode nem vir a acontecer. Porquê desperdicares então energia com isso?

Por não viver o Presente, o AGORA?
Esta parece-me a mais acertada. Passamos grande parte do nosso tempo focados ou no passado ou no futuro, quando VOAR está ao nosso alcance no AGORA.

Perguntas poderosas para esta semana:

- No que me estou a focar do meu passado que não me trás benefícios?
- O que já ganhei com isso?
O que já perdi com isso?
- No que me estou a focar do meu futuro que não me trás benefícios?
- O que já ganhei com isso?
O que já perdi com isso?
- O que VOU Ganhar se focar no AGORA? Quem vou ser ainda mais?



Nenhum comentário: