terça-feira, outubro 28, 2008

"Conquistar qualquer dificuldade traz a quem o faz uma secreta alegria, pois isso significa deixar para trás uma linha de fronteira e adicionar uma de liberdade." - Henri Frederic Amiel


Determinação

Erik Weihenmayer subiu aos cumes mais altos de cada um dos sete continentes. A 5 de Setembro de 2002, o dia do seu sétimo pico, juntou-se a um grupo restrito (inferior a 100) de Alpinistas a alcançarem esse feito.

É incrível a sua força interior; é essa FORÇA que lhe permitiu resistir aos mais diversos e poderosos elementos da natureza; ventos ensurdecedores, tempestades avassaladoras de neve e gelo, e ainda a escassez de oxigénio. Erik, o super atleta, também corre maratonas, é um ciclista de longas distâncias, e voa em parapente. Uma última nota sobre o Erik: ele é cego.


Ao ser o primeiro homem cego a subir o Monte Everest, Erik desfez a percepção que o mundo tinha acerca dos invisuais. No entanto o seu objectivo nunca foi esse, e as palavras são suas: "eu não escalo montanhas para provar que as pessoas cegas podem escalar montanhas, eu escalo montanhas, porque AMO fazê-lo”.

Não é aquilo temos que faz a diferença, mas sim o que fazemos com o que nos foi dado. O espírito humano pode ser invencível. Nós temos a capacidade de nos empurrarmos muito para além das aparentemente rígidas leis da natureza. Ao abraçar a adversidade e ao não se deixar limitar pelas suas limitações físicas, este homem mostrou-nos que o nosso estado de espírito é tudo. São as nossas convicções que nos limitam ou que nos potenciam. Esta semana ultilize as suas convicções ilimitadoras e potencie os SEUS recursos…


Homem sábio é aquele que não se penaliza pelas coisas que não tem, mas que se regozija com aquelas que dispõe. - Epictetus

Nenhum comentário: