terça-feira, outubro 14, 2008

"Uma pedra intransponível para o pessimista, é uma pedra de apoio para o optimista." - Eleanor Roosevelt


Crise & Oportunidade

Um homem vivia na beira de uma estrada e ganhava a vida a vender cachorros-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de visão, não podia ler jornais. Em compensação, vendia bons cachorros-quentes.

Certo dia colocou um cartaz na beira da estrada, a anunciar os seus fantásticos cachorros quentes, e para dar mais força ao seu marketing de venda sempre que alguém passava ele gritava: "Olha o cachorro-quente especial!!!"

Quem passava ia comprando e como de facto os cachorros eram muito bons, iam passando a palavra. Com isso, o homem aumentou as suas vendas, e com o aumento nas vendas aumentaram os seus pedidos de pão e salsicha. O negócio dos cachorros foi crescendo até que o homem acabou por construir um pequeno restaurante.

Um dia, ao telefonar para o filho que morava noutra cidade para lhe contar as novidades, este disse-lhe:
- "Pai, não tem ouvido a rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria e a situação internacional é perigosíssima!"

Diante disso, o pai pensou:
- "O meu filho estuda na universidade! Ouve rádio e lê jornais... portanto, deve saber o que está a dizer!"

Então, o homem preocupado com a crise reduziu os pedidos de pão e salsichas, retirou o cartaz da beira da estrada, e não apregoou mais os seus cachorros-quentes… As vendas caíram do dia para a noite!

Passado algum tempo volta a ligar ao filho e diz-lhe:
- "Meu Filho, tu tinhas razão, a crise é mesmo muito séria!"

Em chinês a palavra crise (“wei-chi”) é composta por dois caractéres: Perigo e Oportunidade. Da mesma forma as crises com que nos cruzamos na nossa vida trazem consigo um “perigo” e uma “oportunidade”. Se concentramos a nossa atenção, o nosso “focus” na direcção da oportunidade conduzimos as nossas forças, os nossos recursos nesse sentido. O mesmo acontece se nos focarmos no perigo…
Esta semana Invista alguns minutos da sua VIDA e avalie qual a direcção que está a tomar!

Nenhum comentário: