terça-feira, maio 05, 2009

"É nos momentos de decisão que o destino toma forma” Anthony Robbins

O Carpinteiro

Havia um carpinteiro que estava prestes a chegar ao dia da sua reforma. Contou ao seu patrão os planos de deixar a carpintaria e, a construção de casas, e viver uma vida mais tranquila com a sua família. Claro que iria sentir a falta do seu vencimento, mas tinha chegado a hora de ter mais disponibilidade para si e para a sua família. Iria aproveitar a reforma para lhes dedicar mais tempo e mais atenção. O dono da empresa sentiu pena em saber que ia perder um dos melhores elementos da equipa e, como último trabalho pediu-lhe, como um favor especial, que construísse uma última casa.

O carpinteiro aceitou, mas os seus pensamentos e o seu coração já não estavam no trabalho. Como tal, não se empenhou na construção e utilizou de mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. O que interessava era concluir rápido esta sua última construção! Que maneira lamentável de terminar a sua carreira…

Quando terminou, o construtor veio inspeccionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro.

- Esta casa é sua! - disse. É um presente meu para si...

Naquele instante o carpinteiro sentiu uma enorme vergonha! Se ele soubesse que estava a construir sua própria casa, teria feito tudo diferente… Agora iria ter que morar numa casa feita de “qualquer maneira”…

my advice for a new life

Atitude e Escolha

Assim acontece connosco. Construímos a nossa VIDA de forma distraída e descuidada, em reacção mais do que em acção, a desejar colocar menos do que mais e nos assuntos importantes não nos empenhamos ao nosso melhor nível.

Então, em choque, olhamos para a situação que criámos e constatamos que estamos a morar na casa que construímos. Se soubéssemos disso antes, tudo teríamos feito diferente…

Pense em si como o carpinteiro. Pense sobre a sua “casa”. Cada dia martela um prego novo, coloca uma estrutura ou levanta uma parede. Construa com todo o seu querer, com todo o seu saber, pois é a única VIDA que vai construir.

A VIDA hoje é o resultado de atitudes e escolhas feitas no passado. A VIDA amanhã vai ser o resultado das atitudes e das escolhas feitas hoje.

Que atitude pode tomar já hoje? AGORA?
Que escolha pode fazer já hoje? AGORA?

2 comentários:

EU SOU disse...

Tenho que parabenizar o Universo e a geração que agora desponta. Há um espaço temporal de 40 anos entre as nossas 2 gerações. Nesse período houve sempre quem combatesse atitudes como a do carpinteiro aqui relatada. Se hoje o trabalho é difícil, imagine-se o que era antes. Felizmente estamos mudando e vamos continuar a ajudar a criar um novo mundo. Obrigado por finalmente existirem.

Jorge Coutinho disse...

Obrigado por continuar a EXISTIR! :)