terça-feira, novembro 10, 2009

new smile, new life 81 . A Grande Cicatriz

"Na nossa essência, a única dor real que conhecemos é a dor que vem de negar o amor. Nós não precisamos de ter amor, precisamos de dar para nos sentirmos vivos." Tony Robbins

Fala-lhes da grande cicatriz. Aquela cicatriz gigantesca que cada ser humano traz dentro do peito, que contém a amálgama de todos os seus medos. De todos os receios e dúvidas. Na grande cicatriz mora um mago, com experiências mortais e místicas, que vai alquimizando a dor, transformando-a numa experiência feliz e enriquecedora.

Na grande cicatriz mora o profundo, mora o que de mais longínquo temos de curar. A grande cicatriz é o que não te deixa ver mais longe, o que te oprime e instrui, o que te restringe e amplia, onde mora o retrocesso e o avanço, onde mora o dual.

Vai à grande cicatriz. Tem essa coragem. Vai à fonte de todas as incertezas, ao domínio de todo o caos emocional e senta-te lá. Vive. Sente. É aí que está a ferida, é aí que está a cura. É aí que está a tua capacidade de te reinventares todos os dias, e de cada dia de manhã saíres de casa com a sensação de que podes ganhar o mundo.

É na grande cicatriz que mora o medo, que mora o escuro, que mora o medo do escuro. É nesse buraco pérfido que mora a raiz de toda a perfeição. E só no momento em que venceres a estagnação e encarares o trauma de abrir essa cicatriz, de um tempo que não volta mais e é mais presente do que nunca, só no dia em que a ferida for de novo aberta, é que todos os pecados serão perdoados, todos os jogos serão permitidos, porque o ser humano foi ao mais profundo de si próprio pôr-se em causa e não teve medo da sua própria rejeição. O ser humano, ao encarar a dor, perdoa-se e sobe."

texto adaptado de “A Alma Iluminada”, Alexandra Solnado

my advice for a new life

Utilizar a DOR

Lembro-me de há alguns anos ter retido uma frase de um filme protagonizado pelo malogrado Patrick Swayze. Essa frase era: “a dor não dói”.

De facto a dor se reutilizada tem um efeito catalisador. O estado de apatia em que te colocas tem a ver com o significado atribuído por ti à causa dessa dor e acima de tudo pelo medo. O medo congela-te e leva-te a permaneceres numa posição estática que chegas a confundi-la com estabilidade.

A dor tem como objectivo levar-te à acção, se tomares acção a dor diminui e o medo desaparece, levando-te a desempenhos e estados de performance que sem essa dor não era possível.

Quantos líderes já ouviste dizer que se não tivesse sido aquele “evento” não estariam onde estão hoje? Esse “evento” por norma teve ligado a um estado de dor extrema! Foi essa dor que os fez definir um novo rumo, um novo objectivo, uma nova meta a alcançar que os trouxe até ao estado actual.

Esta semana utiliza a dor, define UM objectivo altamente motivador e utiliza-o não como um fim a alcançar, MAS como um meio de te tornares na pessoa que tens que te tornar para o alcançares!

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que já perdi até hoje por não reagir à dor que atribuo a …?
- quem já perdi até hoje por não reagir à dor que atribuo a …?
- o que e quem vou perder ainda mais se não agir?
- que pequena acção posso tomar já hoje?

Nenhum comentário: