terça-feira, novembro 24, 2009

new smile, new life 83 . O Elefante no Circo

"Um líder tem a visão e convicção de que um sonho pode ser alcançado. Ele inspira a força e a energia para o fazer." Ralph Nader
O Elefante no Circo

Durante o espectáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Por que é que o elefante não foge?

Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantezinho puxou, forçou, tentou soltar-se. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o pequeno elefante tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espectáculo e demonstrar a sua força.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo.
O medo do fogo faria no entanto com que o elefante em desespero quebrasse num acto a corrente e fugisse.

my advice for a new life

Testa a tua Corrente...

...não espere pelo seu incêndio.

Da mesma forma que este nosso pequeno elefante vive uma vida literalmente agarrado a uma convicção assim também nós humanos por vezes vivemos limitados por convicções conscientes e inconscientes.

Estas convicções podem ter sido ou criadas por nós ou impostas por outros... muitas vezes por quem nos mais ama e ou amou.

O nosso dever é colocarmo-nos em causa. Entendermos que aquilo que somos hoje é fruto das nossas escolhas de hoje e não do passado.

Nunca é tarde demais para se ser o que já poderíamos sido...

Liberta o teu potencial!

Esta semana questiona-te:

- O que me limita hoje?
- Para que me serviu ter até hoje esta convicção limitadora?
- O que já perdi por ter esta convicção ainda hoje?
- Que nova e potenciadora convicção posso escolher acreditar agora?
- O que vou ganhar ainda mais ao adoptar esta convicção?

Nenhum comentário: