terça-feira, novembro 24, 2009

new smile, new life 83 . O Elefante no Circo

"Um líder tem a visão e convicção de que um sonho pode ser alcançado. Ele inspira a força e a energia para o fazer." Ralph Nader
O Elefante no Circo

Durante o espectáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Por que é que o elefante não foge?

Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantezinho puxou, forçou, tentou soltar-se. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o pequeno elefante tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espectáculo e demonstrar a sua força.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo.
O medo do fogo faria no entanto com que o elefante em desespero quebrasse num acto a corrente e fugisse.

my advice for a new life

Testa a tua Corrente...

...não espere pelo seu incêndio.

Da mesma forma que este nosso pequeno elefante vive uma vida literalmente agarrado a uma convicção assim também nós humanos por vezes vivemos limitados por convicções conscientes e inconscientes.

Estas convicções podem ter sido ou criadas por nós ou impostas por outros... muitas vezes por quem nos mais ama e ou amou.

O nosso dever é colocarmo-nos em causa. Entendermos que aquilo que somos hoje é fruto das nossas escolhas de hoje e não do passado.

Nunca é tarde demais para se ser o que já poderíamos sido...

Liberta o teu potencial!

Esta semana questiona-te:

- O que me limita hoje?
- Para que me serviu ter até hoje esta convicção limitadora?
- O que já perdi por ter esta convicção ainda hoje?
- Que nova e potenciadora convicção posso escolher acreditar agora?
- O que vou ganhar ainda mais ao adoptar esta convicção?

terça-feira, novembro 17, 2009

new smile, new life 82 . O seu Cavalo pode Voar!

"Não podemos resolver os problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos." Albert Einstein
O seu Cavalo pode Voar!

Um poderoso rei condenou um humilde súbdito à morte. O homem, prestes a ser executado, propôs e teve a concordância do rei, permiti-lo ensinar o cavalo real a voar. Caso não conseguisse, no prazo de um ano, então sua sentença seria cumprida.

Por que adiar o inevitável? Perguntou-lhe um amigo. Não é inevitável, ele respondeu: as hipóteses são quatro a um a meu favor.
Dentro de um ano: o rei pode perder o trono; eu posso fugir; o cavalo pode fugir e eu posso ensinar o cavalo a voar.

my advice for a new life

VOAR...

Nada acontece por acaso, assim como todos os problemas, aliás desafios, e obstáculos que surgem na nossa vida.

Como dizia Randy Pausch "As paredes de tijolos não estão lá para nos afastar. As paredes de tijolo estão lá para nos dar a oportunidade de mostrarmos a nós próprios o quanto nós queremos algo..."

Por isso usa os desafios a teu favor; muda, torna-te melhor e mais forte.

Foca-te sempre na solução e não no problema.

Algumas perguntas que te podem ajudar nisso são:

- De que forma me pode este problema ajudar?
- Que recursos já tenho que me podem ajudar?
- Quem vou ser ainda mais depois de ultrapassado este desafio?

terça-feira, novembro 10, 2009

new smile, new life 81 . A Grande Cicatriz

"Na nossa essência, a única dor real que conhecemos é a dor que vem de negar o amor. Nós não precisamos de ter amor, precisamos de dar para nos sentirmos vivos." Tony Robbins

Fala-lhes da grande cicatriz. Aquela cicatriz gigantesca que cada ser humano traz dentro do peito, que contém a amálgama de todos os seus medos. De todos os receios e dúvidas. Na grande cicatriz mora um mago, com experiências mortais e místicas, que vai alquimizando a dor, transformando-a numa experiência feliz e enriquecedora.

Na grande cicatriz mora o profundo, mora o que de mais longínquo temos de curar. A grande cicatriz é o que não te deixa ver mais longe, o que te oprime e instrui, o que te restringe e amplia, onde mora o retrocesso e o avanço, onde mora o dual.

Vai à grande cicatriz. Tem essa coragem. Vai à fonte de todas as incertezas, ao domínio de todo o caos emocional e senta-te lá. Vive. Sente. É aí que está a ferida, é aí que está a cura. É aí que está a tua capacidade de te reinventares todos os dias, e de cada dia de manhã saíres de casa com a sensação de que podes ganhar o mundo.

É na grande cicatriz que mora o medo, que mora o escuro, que mora o medo do escuro. É nesse buraco pérfido que mora a raiz de toda a perfeição. E só no momento em que venceres a estagnação e encarares o trauma de abrir essa cicatriz, de um tempo que não volta mais e é mais presente do que nunca, só no dia em que a ferida for de novo aberta, é que todos os pecados serão perdoados, todos os jogos serão permitidos, porque o ser humano foi ao mais profundo de si próprio pôr-se em causa e não teve medo da sua própria rejeição. O ser humano, ao encarar a dor, perdoa-se e sobe."

texto adaptado de “A Alma Iluminada”, Alexandra Solnado

my advice for a new life

Utilizar a DOR

Lembro-me de há alguns anos ter retido uma frase de um filme protagonizado pelo malogrado Patrick Swayze. Essa frase era: “a dor não dói”.

De facto a dor se reutilizada tem um efeito catalisador. O estado de apatia em que te colocas tem a ver com o significado atribuído por ti à causa dessa dor e acima de tudo pelo medo. O medo congela-te e leva-te a permaneceres numa posição estática que chegas a confundi-la com estabilidade.

A dor tem como objectivo levar-te à acção, se tomares acção a dor diminui e o medo desaparece, levando-te a desempenhos e estados de performance que sem essa dor não era possível.

Quantos líderes já ouviste dizer que se não tivesse sido aquele “evento” não estariam onde estão hoje? Esse “evento” por norma teve ligado a um estado de dor extrema! Foi essa dor que os fez definir um novo rumo, um novo objectivo, uma nova meta a alcançar que os trouxe até ao estado actual.

Esta semana utiliza a dor, define UM objectivo altamente motivador e utiliza-o não como um fim a alcançar, MAS como um meio de te tornares na pessoa que tens que te tornar para o alcançares!

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que já perdi até hoje por não reagir à dor que atribuo a …?
- quem já perdi até hoje por não reagir à dor que atribuo a …?
- o que e quem vou perder ainda mais se não agir?
- que pequena acção posso tomar já hoje?

terça-feira, novembro 03, 2009

new smile, new life 80 . No passado…

"Não existe amor sem perdão, e não há perdão sem amor." H. Bryant McGill


No passado, eu vivi ensombrado pela culpa.
Eu sentia que estava sempre errado.
Eu não fazia as coisas bem.
Eu estava sempre a pedir desculpa.
Eu não me perdoava por coisas que tinha feito.
Eu manipulava os outros, tal como me tinham manipulado a mim.
Mas agora sei que a culpa não resolve nada.
Se no passado eu fiz algo de que me arrependo, eu hoje simplesmente deixo de o fazer!
Se puder, dou satisfações à pessoa que ofendi.
Se não puder, simplesmente não volto a repetir o comportamento.
Eu sei que a culpa atrai o castigo e que o castigo cria dor.
Assim, eu perdoo-me e perdoo os outros. Eu saio da prisão que construí para mim mesmo.

Louise L. Hay

my advice for a new life

Perdoar

Perdoar passa por aceitar, aceitar que fazes SEMPRE o melhor que sabes com os recursos que tens ao teu dispor.

Quando não perdoas alguém, é porque não ainda não te perdoaste a ti próprio. A culpa está sempre ligada com o passado e por mais vontade que possas ter não o podes alterar.

A escolha é tua: investires recursos e tempo em algo que não podes alterar ou aceitares e aprenderes com o passado… o que escolhes?

As tuas perguntas poderosas para esta semana:

- o que posso ganhar HOJE se me perdoar pelos “erros” do passado?
- o que posso aprender com esses “erros”?
- quem vou poder ajudar com os ensinamentos desses “erros”?

domingo, novembro 01, 2009

Livro do Mês:


A Cabana
WM. Paul Young
Porto Editora


Espiritualidades

E se Deus marcasse um encontro consigo?

As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada.
Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana. Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre.