

Um viajante caminhava junto à margem de um grande lago. Tinha como destino a outra margem. Suspirava profundamente enquanto aguardava a chegada de um barco para o transportar.
À chegada, o barqueiro, um homem de idade, interrompeu o silêncio momentâneo. O viajante olhou para o pequeno barco envelhecido no qual a travessia seria realizada. O barco era movido por dois remos de madeira de carvalho.
Logo os seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao entrar no barco, o viajante pode observar que se tratavam de duas palavras. Num dos remos estava talhada a palavra ACREDITAR, e, no outro, a palavra AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão dos nomes dados aos remos. O barqueiro como resposta pegou no remo chamado ACREDITAR e remou com toda a sua força.
O barco então, começou a dar voltas sem sair do lugar onde se econtrava. Em seguida, com o remo AGIR remou com todo o seu vigor. E o barco girou em sentido oposto sem progredir. Finalmente o velho barqueiro com os dois remos seguros nas suas duas mãos, remou simultaneamente e o barco impulsionado por ambos os remos, navegou através das águas do lago até chegar à outra margem.
Aí chegados o barqueiro disse ao viajante:
- Este porto chama-se AUTOCONFIANÇA. É preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!
Não podemos ACREDITAR sem AGIR e nem AGIR sem ACREDITAR.
Quantas vezes já estes pensamentos cruzaram a sua mente: “Acredito que sou capaz de fazer mais e melhor!!! Ainda assim, se ACREDITO, porque não AJO???”
Algumas, senão mesmo muitas, certo? Acontece-nos a todos… Quer saber a resposta? A resposta é o MEDO… Medo de falharmos… Medo de não sermos bons o suficiente… Ou até de não sermos perfeitos, como se a perfeição alguma vez existisse…!
Ao nos colocarmos em acção o medo imediatamente desaparece, dando lugar a uma vontade motivadora de alcançarmos o nosso objectivo. O medo não é mais do que um aviso para algo que vai acontecer. Se entendermos correctamente a sua mensagem, podemos agir ainda mais e melhor.
Albert Einstein foi considerado até aos 13 anos “menos inteligente”… alguns anos mais tarde seria considerado um dos maiores génios da nossa história. São de sua autoria estas duas citações "Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca tentou nada de novo" e "Insanidade: fazer a mesma coisa uma e outra vez e esperar resultados diferentes."
Esta semana pergunte-se:
Como posso saber se falhei se não agi? Como poderei atingir o meu objectivo se não agir? O que irei perder ainda mais se continuar a não agir?
Em que tenho que acreditar AGORA para agir JÁ?
Que pequena decisão, seguida de acção, tenho que tomar JÁ HOJE que me vais aumentar a minha autoconfiança?
Que pessoa me vou tornar ainda mais ao ACREDITAR e AGIR?
Nenhum comentário:
Postar um comentário