terça-feira, dezembro 08, 2009

new smile, new life 85 . O trilho do Bezerro

"Há sempre duas escolhas. Dois caminhos a tomar. Um deles é fácil. E a sua única recompensa é fácil." Harry S. Truman
O trilho do Bezerro

Certo dia, um bezerro precisou de atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu local de pastagem. Sendo um animal irracional, abriu um trilho tortuoso... cheio de curvas... que subia e descia colinas. No dia seguinte, um cão que passava por ali usou esse mesmo trilho torto para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pelo trilho torto.

Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam a direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos. Reclamavam e praguejavam, até com um pouco de razão... mas não faziam nada para mudar o trilho.
Depois de tanto uso, este acabou por ser uma pequena estrada onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso o trilho não tivesse sido aberto por um bezerro.

Muitos anos passaram e a pequena estrada tornou-se a rua principal de uma vila e, posteriormente, a avenida principal de uma cidade.
Logo, a avenida se transformou no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo o mesmo trilho torto feito pelo bezerro centenas de anos antes…

my advice for a new life

Escolhe o TEU Caminho

Por vezes tendemos a seguir como cegos pelos trilhos de bezerros das nossas mentes, e esforçamo-nos de sol a sol para repetir o que os outros já fizeram. Contudo, a velha e sábia floresta ri daqueles que percorrem aquele trilho, como sendo um caminho único... sem se atreverem a mudá-lo. Só porque parece evidente e inevitável usá-lo.

Somos o que escolhemos. Cabe-nos agir de acordo com as nossas escolhas de nada serve nos queixarmos de algo e continuar a fazer o mesmo. Como dizia Einstein: "Insanidade é repetir as mesmas ações e esperar resultados diferentes."

A propósito, já escolheste o teu caminho, ou vais seguir o trilho do bezerro?

Nenhum comentário: