terça-feira, junho 23, 2009

new smile, new life 61 . A Sogra

"A pessoa que ama os outros também será amada." Provérbio Chinês




Reza uma antiga lenda chinesa que uma jovem chamada Lin, após o casamento foi viver com o marido na casa da sogra. Depois de algum tempo, constatou que não se adaptava à sogra.


Personalidades muito diferentes e Lin irritava-se com os hábitos da sogra, que criticava cada vez mais com insistência.


Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto de a sua vida se tornar insuportável. No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem que estar sempre ao serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo.


Mas Lin, não suportando por mais tempo a ideia de viver com a sogra, tomou a decisão de ir consultar um Mestre, velho amigo do seu pai.


Depois de ouvir a jovem, o Mestre Huang pegou num ramo de ervas medicinais e disse-lhe:

- “Para te livrares da tua sogra, não as deves usar de uma só vez, pois isso poderia causar suspeitas. Vais misturá-las com a comida, pouco a pouco, dia após dia, e assim ela vai sendo envenenada lentamente.


Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas”.


Lin respondeu: "Obrigado, Mestre Huang, farei tudo o que me recomenda”.


Durante várias semanas Lin serviu, dia sim, dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra.


E tinha sempre presente a recomendação de Mestre Huang para evitar suspeitas: controlava o seu temperamento, obedecia à sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua própria mãe.


Passados seis meses, toda a família estava mudada. Durante estes meses, não teve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava muito mais amável e de mais fácil trato.


As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha. Certo dia, Lin foi procurar o Mestre Huang, para lhe pedir ajuda e disse-lhe:

“Mestre, por favor, ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. É que ela transformou-se numa mulher agradável e gosto dela agora como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dou.”


Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça: “Lin, não te preocupes. A tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas que te dei são vitaminas para melhorar a saúde. O veneno estava nas tuas atitudes, mas foi sendo substituído pelo amor e carinho que lhe começaste a dedicar”.


my advice for a new life


DAR para receber


“O nosso inimigo não é aquele que nos odeia, mas aquele que nós odiamos.” Provérbio Árabe


Aqueles que mais dores de cabeça te dão HOJE, poderão vir a ser os que mais alegrias te darão no futuro.


Investe neles... cativa-os, escuta-os, cruza o teu modelo do mundo com o modelo do mundo deles, e acima de tudo e, mais importante, entende-o!


Planta essas sementes. Ainda assim não esperes que cresçam de imediato... paciência, perseverança e acreditar são o adubo que as vai fazer crescer.


Se ainda assim não obtiveres sucesso, é um investimento com retorno garantido! Se os outros não ganharem com isso, TU, pelo menos, vais GANHAR: Paz interior, experiência e consciência de que fizeste o melhor.


Assim deixo-te alguns exemplos de questões poderosas para esta semana:


- Como posso entender ainda melhor esta pessoa?

- O que posso fazer diferente e para melhor com esta pessoa?

- O que precisa esta pessoa de mim?

- Quero ter razão ou ser feliz?

Nenhum comentário: